Por público, França transforma duelo de sabres de luz em esporte oficial
A Federação Francesa de Esgrima (FFE) realizou um sonho de fãs da saga Guerra nas Estrelas e transformou a luta de sabres de luz em esporte oficial de competição. Assim, na França, a luta com os emblemáticos apetrechos dos filmes de George Lucas tem caráter oficial, assim como os duelos com espadas, floretes e sabres.
Na vida real, os sabres são compostos de policarbonato e lâmpadas de LED. De acordo com a agência de notícias Associated Press, os modelos mais requintados são equipados com um chip que permite a reprodução de sons típicos das armas dos filmes.
A iniciativa da FFE é uma tentativa de atrair o público jovem ao esporte. "Com os jovens de hoje, trata-se de uma questão real de saúde pública. Eles não praticam esportes e só se exercitam com seus dedos", disse Serge Aubailly, secretário-geral da entidade, à agência, em referência às práticas de jogos em vídeo-games e celulares.
"Tem se tornado mais difícil (convencê-los a) praticar um esporte que não tem ligação com o sofá e com os dedões. É por isso que estamos tentando criar vínculos entre nossa disciplina e as tecnologias modernas; desta forma, praticar um esporte torna-se natural", completou.
Os clubes da modalidade ao redor da França têm recebido equipamentos para a prática. Os duelos acontecem dentro de um círculo marcado no chão. Toques na cabeça e no corpo valem cinco pontos cada, enquanto toques em braços e pernas valem três pontos e toques na mão valem um ponto. Cada combate dura até três minutos, mas esgrimistas que somarem 15 pontos antes disso encerram a disputa.
Para Serge Aubailly, os filmes da saga Guerra nas Estrelas têm o mesmo potencial de atrair o público à esgrima que Zorro ou Os Três Mosqueteiros tiveram antes. "Filmes de capa e espada sempre tiveram um grande impacto em nossa federação", diz. "Os filmes de sabre de luz têm o mesmo impacto. Os jovens querem experimentar."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.