Topo

Fernanda Keller disputa etapa Belo Horizonte do Troféu Brasil

25/07/2002 11h50

Da Redação
Em São Paulo

O Troféu Brasil de Triatlo 2002, o mais tradicional e importante evento do gênero no país, realiza no dia 4 de agosto, em Belo Horizonte, a terceira de suas cinco etapas.

Depois de Santos e Rio de Janeiro, a capital mineira terá a chance de receber, mais uma vez, alguns dos melhores nomes do esporte no Brasil e vários destaques
do exterior, nas categorias Profissional e Amador.

Um dos destaques já confirmado entre as mulheres é a fluminense Fernanda Keller, seis vezes campeã da disputa e a melhor triatleta nacional no Ironman do Havaí. A prova, que será disputada em Alphaville (Lagoa dos Ingleses), na grande Belo Horizonte, terá largada do Amador (750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 quilômetros de corrida) às 8 horas, enquanto que os profissionais (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) largam às 9h30.

Fernanda, de 39 anos, estará participando pela primeira vez de uma etapa do Troféu Brasil em Belo Horizonte. O evento, na verdade, faz parte de sua preparação para o Ironman do Havaí, em outubro.

"Estou me dedicando às provas mais longas e vou para BH para adquirir ritmo de competição. Além disso, tenho um certo carinho com o Troféu Brasil e vou estar presente sempre que o calendário permitir", destaca a atleta.

A programação da competidora até o embarque para a Ilha de Kona está bastante apertado. Depois de Belo Horizonte, ela participa de uma prova em Chicago, Estados Unidos, no meio de agosto, seguindo depois para San Diego, na Califórnia, para duas semanas de treinamento. Depois retorna ao Brasil para finalizar a preparação aqui.

"Tem sido um ano bom, com resultados expressivos como o terceiro lugar no Ironman Brasil, a sexta posição na Nova Zelândia, ainda no início da temporada, e o título do Brasileiro de Longas Distâncias. Vamos continuar com esse ritmo para buscar mais um bom resultado na final do Mundial de Ironman", diz a atleta que já competiu 15 vezes no Havaí, desde 1987, com seis medalhas de bronze.

Mesmo com o pensamento voltado para as longas distâncias, Fernanda não consegue se desvincular do 12º Gatorade Triathlon Troféu Brasil. Afinal, ela coleciona seis títulos nacionais, de 91 a 96, sendo a maior vencedora da história, o que lhe garantiu o título de "Rainha de Santos", local da etapa final da disputa. "Por isso o carinho é muito grande", encerra.

Além de Fernanda Keller, outros nomes de destaque deverão estar em BH, como os brasileiros Alexandre Manzan, Virgílio de Castilho, Renato Dantas, Gisele Bertucci e Carla Moreno, além dos estrangeiros Oscar Galindez (ARG), Bella Comeford (ESC), e Tanya e Wendy de Boer (HOL).

São esperados cerca de mil competidores entre profissionais e amadores. Após as duas etapas iniciais, os primeiros colocados entre os profissionais são o brasiliense Alexandre Manzan e a paulista Carla Moreno.

Manzan venceu a etapa de abertura, em Santos, e ficou em segundo no Rio, totalizando 258,25 pontos, contra 254,75 do argentino Oscar Galindez, pentacampeão do Troféu. Carla Moreno, primeira nas duas provas, tem uma vantagem maior: 272,25 pontos contra 223,25 da holandesa Wendy de Boer.