Topo

Hugo Hoyama volta aos treinos após recuperação de lesão

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

07/01/2008 14h43

Depois de sofrer fratura e luxação no tornozelo no final do ano passado, Hugo Hoyama começa o ano de 2008 com boas notícias. O mesa-tenista, que passou por cirurgia e está há mais de dois meses se tratando com fisioterapia, retomou os treinamentos nesta segunda-feira e está bastante animado.

"Ainda vou continuar com a fisioterapia por mais um tempo, mas voltar a treinar é muito bom. Não via a hora disso acontecer e fiquei esses últimos dias com a raquete na mão, fazendo alguns movimentos e sonhando com a volta aos treinos", contou Hoyama, que tirou 10 dias de folga entre as festas de fim de ano. "Tive uma folga, mas com uma série de exercícios para fazer durante esses dias".

Embora bastante desejada, a volta à rotina de treinamentos não vai ser fácil. As atividades na mesa e o trabalho de fisioterapia serão feitos duas vezes ao dia. "Serão quatro etapas no total. Vai ser cansativo, mas sei que necessito passar por tudo isso e estou muito empolgado", disse Hugo.

O mesa-tenista espera enfrentar dificuldades nesta volta. "Meu maior problema será em relação ao ritmo de jogo, mas acredito que em três ou quatro semanas de treino eu o recupero. Em relação à parte técnica, devo sofrer uma queda, mas nada muito grave. São muitos anos de tênis de mesa e a técnica não se perde em pouco tempo", brincou Hugo.

"Tenho que ter muito cuidado nessa volta, ir bem devagar e não forçar demais para não dar um problema maior", complementou.

O foco de Hugo Hoyama está voltado para o Pré-Olímpico, que será disputado entre os dias 30 de março e 5 de abril, na República Dominicana.

Lá, o mesa-tenista vai tentar a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, que é o maior incentivo para a fase difícil. "Apesar de ter ocorrido esse fato ruim, sempre tive na Olimpíada a minha maior motivação", concluiu o recordista de medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos.