Topo

Etapa de Fernando de Noronha do WQS recebe pontuação extra

Da Redação<br>Em São Paulo

08/01/2007 14h24

A etapa de Fernando de Noronha do WQS (categoria de acesso ao WCT) recebeu da organização do campeonato um bônus na pontuação por ser um evento realizado numa praia com ótimas ondas. Com isso, a prova valerá mais pontos no ranking que promove 15 surfistas para a divisão de elite do surfe mundial.

Além dos tubos da Cacimba do Padre, também ganharam classificação "prime" da ASP as congelantes ondas de Thurso na Escócia, as das Ilhas Maldivas, das Ilhas Canárias, da África do Sul e das duas provas havaianas em Haleiwa e Sunset Beach.

"O torneio 5 estrelas do WQS em Fernando de Noronha, que vai celebrar seu 21º aniversário, é um dos eventos mais antigos e tradicionais do calendário mundial e ganhou como presente da ASP o status Prime, por ser realizado em um local com qualidade internacional de ondas como Fernando de Noronha", comemora Roberto Perdigão, diretor da ASP South America, escritório regional da entidade máxima do esporte na América do Sul.

"Isso irá significar um bônus de 500 pontos na sua pontuação original de 2.000 pontos ao primeiro colocado. Ou seja, o campeão do evento irá ganhar 2.500 pontos no ranking, o mesmo que em um evento normal de nível 6 estrelas. Sem dúvida alguma, uma grande vantagem para aqueles atletas que forem competir nos tubos de Fernando de Noronha", destaca Perdigão.

O primeiro campeão brasileiro em Fernando de Noronha foi o niteroiense Guilherme Herdy e a série invicta prosseguiu com o cearense Fábio Silva (2001), o cabo-friense Victor Ribas (2002) e o catarinense Neco Padaratz (2003). Só o sul-africano Warwick Wright (2004) e o californiano Bobby Martinez (2005) conseguiram quebrar a hegemonia verde-amarela nos tubos da Cacimba do Padre, mas em 2006 o catarinense Jean da Silva recuperou a coroa de campeão e vai defender o título neste ano em Fernando de Noronha (PE) nos dias 06 a 11 de fevereiro.

A temporada

Mais uma vez a "perna sul-americana de verão" pula de ilha para ilha. Em 2006, começou em Fernando de Noronha e foi para Florianópolis. Agora, o primeiro grande evento da temporada será em Santa Catarina, com a estréia da Mormaii como patrocinadora de uma etapa do Circuito Mundial. O Mormaii Costão Pro no Costão do Santinho será a primeira etapa com nível 6 estrelas da temporada e certamente reunirá grandes promessas vindas de muitos países. No entanto, o evento não terá a reedição da primeira etapa do WQS Feminino da história do surfe brasileiro que realizou conjuntamente com o masculino no ano passado.