Fla vence a sua 1ª final

Em duelo de favoritos ao título, Rubro-Negro derrota o Palmeiras no Maracanã

Alexandre Vidal / Flamengo

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro opôs os dois melhores times do Brasil. A "final" logo na abertura da competição teve triunfo rubro-negro por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Pedro e linda jogada de Bruno Henrique pela ponta esquerda.

Donos dos melhores elencos e clubes com maior investimento, Flamengo e Palmeiras prometem ser protagonistas de mais um Brasileirão. Juntos, eles ganharam quatro dos últimos cinco torneios e ainda venceram as duas últimas edições a Copa Libertadores da América.

O Rubro-negro ganhou o Brasileirão em 2019 e 2020, enquanto o Alviverde levou a melhor em 2016 e 2018. Na Libertadores, a façanha do Flamengo aconteceu em 2019 em uma decisão contra o River Plate. Já o Palmeiras superou o Santos em 2020.

Para a temporada atual, ambos os times partem como favoritos. O Flamengo tem um elenco repleto de estrelas e mostrou na estreia que vai brigar pelo terceiro título seguido, algo que só aconteceu entre 2006 e 2008 com o São Paulo e na década de 1960 com o Santos.

O Palmeiras aposta no mesmo modelo que já deu certo em 2020 com o técnico Abel Ferreira. Tem o reforço de Dudu, mas não começou bem a temporada. Perdeu as decisões da Recopa Sul-Americana (Defensa y Justicia), da Supercopa do Brasil (Flamengo) e do Paulistão (São Paulo).

Ler mais
Alexandre Vidal / Flamengo
Alexandre Vidal / Flamengo

Ceni supera Abel mais uma vez

Os dois melhores times do Brasil se opõem também no estilo de seus comandantes. Enquanto Rogério Ceni, do Flamengo, aposta em um modelo propositivo de jogo, apoiado em seus três armadores (Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro), Abel Ferreira, do Palmeiras, gosta de marcação firme e uma rápida trasição.

No duelo entre eles, Ceni vem levando a melhor. Nas três vezes que se enfrentaram, o Flamengo venceu duas, e houve um empate. A igualdade culminou com o título rubro-negro na Supercopa do Brasil em uma decisão por pênaltis. No confronto direto geral entre as equipes, o Flamengo também leva a melhor, com quatro vitórias e quatro empates nas últimas oito partidas. O Alviverde não vence o duelo desde 2017.

"Jogar contra o Palmeiras e sair vitorioso é sempre de grande importância. É um time que venceu muito nos últimos anos, assim como Flamengo. Quando você consegue vencer, isso te dá confiança, o torcedor passa a ver com bons olhos uma vitória desse tamanho. Vencer o Palmeiras é o mais significativo no dia de hoje por se tratar de uma grande equipe com um grande investimento", afirmou Ceni após o triunfo no Maracanã.

Do outro lado, o técnico Abel Ferreira valorizou a jogada individual de Bruno Henrique que determinou a vitória do Flamengo. "O primeiro tempo, um jogo muito equilibrado entre duas boas equipes, mas para mim as grandes chances no primeiro tempo foram nossas. Nós finalizamos seis contra três do Flamengo. No segundo tempo, eles foram melhores, conseguiram desequilíbrios individuais no lado esquerdo com o Bruno Henrique. O jogo se decidiu nesse detalhe, qualidade individual de um jogador, aproveitou muito bem quando esteve livre da marcação."

Ler mais

Opinião sobre a "decisão"

UOL

Pedro bota mais uma pedra na freguesia palmeirense

De cara, na primeira rodada, jogo de seis pontos, idealmente para ser o último de cada turno, mas posto já para o campeonato começar com temperatura máxima. Ganhar ou perder não significaria mais que isso, embora viesse a servir ao Flamengo para afirmar sua hegemonia em busca do tricampeonato. E para o Palmeiras um modo de calar os críticos mais exigentes de futebol com a qualidade que o time pode apresentar.

Ler mais
UOL

Flamengo vence: hoje nenhum outro time joga melhor no país

A vitória foi justa, mas os palmeirenses jogaram bem mais do que nas finais do Campeonato Paulista, quando foram batidos pelo São Paulo. Ficou claro, mais uma vez, o choque de estilos no duelo entre os dois times e também o nível superior do Flamengo no momento. Por mais que o time comandado por Rogério Ceni tenha seus defeitos, como a bola aérea, embora há dois jogos não sofra gol, nenhum outro joga mais no momento no país.

Ler mais
Uol

Palmeiras tem o melhor elenco, mas Flamengo tem o melhor reserva

Palmeiras tem o melhor elenco, mas Flamengo tem o melhor reserva do país. Nos últimos anos, o debate sobre quem tem o melhor time do país sempre coloca os times como protagonistas. O jogo mostrou que há equilíbrio entre eles, mas o que fez a diferença foi quem tem o melhor reserva do país: Pedro. Foi quem mais incomodou a defesa que funcionava com eficiência até que Bruno Henrique conseguiu vencer Gabriel Menino pela primeira vez.

Ler mais
Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF

Veteranos, Nenê e Miranda duelam em empate tricolor

São Paulo e Fluminense se encontraram no Morumbi, na primeira rodada, prometendo um jogo de emoções. Afinal, frente a frente estavam duas equipes finalistas de seus Estaduais e classificadas para o mata-mata da Libertadores. Em campo, o jogo foi acirrado, mas sem brilho. E terminou com um empate sem gols.

O destaque foi um lance infantil protagonizado pelos dois jogadores mais veteranos do embate: Nenê, pelo Fluminense, e Miranda, pelo São Paulo.

O Fluminense tinha uma cobrança de pênalti à disposição. Nenê tomou distância, enquanto Miranda se posicionou fora da meia-lua. O local foi bem disputado por eles. Dá para falar que Nenê queria ficar exatamente no lugar em que Miranda estava. E também dá para falar que Miranda se posicionou exatamente no lugar que Nenê queria ficar.

No fim, a cobrança de Nenê foi muito mal feita para fácil defesa de Tiago Volpi. "Ele ficou na minha frente e não deixou eu dar a minha passada. A responsabilidade de não fazer o gol é minha. Ele foi inteligente e disse que podia me atrapalhar fora da área. Eu acabei perdendo a passada e errei", comentou Nenê sobre a falha.

Ler mais

Gol da rodada: Vanderson

Lateral fez o primeiro gol do Grêmio na derrota para o Ceará

Pedro H. Tesch/AGIF

Times da Libertadores caem

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro mostrou um desempenho abaixo do esperado entre os times mais bem colocados de 2020. Considerando as equipes que se classificaram para a Copa Libertadores da América, apenas o Flamengo se salvou ao bater o Palmeiras por 1 a 0. Além do Alviverde, Atlético-MG, Grêmio e Santos perderam, enquanto Internacional, São Paulo e Fluminense empataram.

Atlético-MG e Grêmio, que assim como o Flamengo estão em lista de favoritos ao título brasileiro, saíram derrotados na estreia levando gols no fim. O Galo perdeu em casa para o Fortaleza por 2 a 1. Após Hulk abrir o placar, Yago Pikachu marcou duas vezes no segundo tempo, dando a virada aos cearenses. Já o Tricolor gaúcho saiu perdendo por 2 a 0, buscou o empate, mas levou o terceiro gol do Ceará aos 48 minutos do segundo tempo.

O Santos foi outro time derrotado entre os que foram à Libertadores. No entanto, o time dirigido por Fernando Diniz está longe do favoritismo creditado aos demais. A equipe paulista levou 3 a 0 do Bahia, em Salvador, mostrando que ficará longe da briga pelas primeiras colocações. Os gols tricolores saíram nos nove primeiros minutos do segundo tempo.

Entre os que empataram, o Inter foi a maior decepção em pleno Beira-Rio. Abriu vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo, mas permitiu a igualdade em 2 a 2 ao Sport, com gols de Thiago Neves e André. São Paulo e Fluminense não saíram do 0 a 0 no Morumbi. Classificados para as oitavas de final do torneio continental, os tricolores fizeram um duelo de pouca emoção na noite paulistana de sábado.

A rodada na visão dos colunistas

UOL

O Fluminense merecia vencer o São Paulo

Roger Machado encontrou o seu time. O tricolor carioca foi melhor que o paulista e merecia a vitória no duelo que fizeram. Poderia tê-la conseguido se Nenê não tivesse perdido um pênalti, após se deixar levar pelas provocações de Miranda, que fez tudo para desestabilizá-lo e conseguiu. O trabalho de Roger Machado começa a dar frutos. O técnico parece ter encontrado a escalação ideal e "encaixado" o time, como gostam de dizer os "professores".

Ler mais
Uol

Diniz precisa costurar a peneira no Santos

O Santos levou três gols do Bahia em sete minutos, no segundo tempo. Antes, havia levado outros três do Barcelona. A defesa do Santos é uma peneira. Fernando Diniz precisa consertar urgentemente. Muito antes de implantar seu estilo de jogo, a aproximação, a saída de bola. Ou conserta ou não terá vida longa no Santos. E o Santos não terá vida longa no campeonato. Ficará ali no limbo, lutando para não ser tragado para o pântano.

Ler mais
UOL

Hulk é forte, mas Pikachu é Fortaleza

Atlético Mineiro e Fortaleza pareciam dispostos a resolver o jogo no primeiro tempo no Mineirão sob calor forte. E fizeram bom espetáculo sem economizar energia em busca do gol. Estava claro que os mineiros não esperavam a agressividade do time do argentino Juan Pablo Vovjoda. Não é nem que o Galo tenha decepcionado, embora contasse com os três pontos. Mas foi o Leão que agradou, até surpreendeu e mereceu a vitória.

Ler mais
Gil Gomes / AGIF

Cai o primeiro técnico do Brasileirão

A rodada inaugural do Campeonato Brasileiro já deixou um técnico sem emprego. Alberto Valentim foi demitido do comando do Cuiabá após o empate em casa por 2 a 2 com o Juventude. A decisão foi surpreendente, pois o treinador tinha um retrospecto invicto, com sete vitórias e três empates.

O Cuiabá não explicou o motivo pela demissão, mas disse que o rompimento ocorreu de maneira amistosa. Inicialmente, circulou uma informação de que a saída do treinador teria sido por causa de desentendimento no vestiário.

No dia seguinte da demissão, Alberto se pronunciou e negou qualquer problema com os jogadores do Cuiabá. E acrescentou que vai se pronunciar no decorrer desta semana.

"Não houve, a despeito do que vem sendo publicado, nenhum tipo de desentendimento entre algum atleta do time e eu. Jogadores esses que sempre nos ajudaram a fazer o melhor todos os dias e que demonstraram muita tristeza com minha saída."

Ler mais

Os professores falam

A predisposição do time foi correta. Tivemos uma semana festejando muito a conquista, então é normal perder algo. Acredito que o adversário jogou bem, defendeu bem, não concedeu espaços. Não pudemos entrar pelos lados, por dentro, e acredito que o empate está bem.

Ler mais

Hernan Crespo, técnico do São Paulo

Para mim, sem sombra de dúvidas, o Nino é o melhor zagueiro do futebol brasileiro na atualidade. Com relação a não sofrer gols, é muito importante, eu sempre digo para os atletas que se a gente manter o zero no placar estaremos sempre próximos da vitória.

Ler mais

Roger Machado, técnico do Fluminense

O primeiro tempo foi um jogo muito intenso de lado a lado. Acho até que nós merecemos sair com a vitória parcial. Já no segundo tempo, nós ficamos muito abaixo do que a gente pode em todos os sentidos: físico, técnico, tático. Merecemos perder.

Ler mais

Cuca, técnico do Atlético-MG

Topo