Topo

Digo Menezes desbanca Bob e Mineirinho e lidera eliminatórias do X Games

Paula Almeida<br/> Em São Paulo

25/04/2008 14h50

Sob o sol forte de São Paulo, o primeiro dia do X Games Brasil teve surpresas logo em sua prova de abertura, a eliminatória do skate vertical. Apesar da torcida explícita do público por Bob Burnquist e Sandro Dias, o Mineirinho, quem garantiu o primeiro lugar na disputa foi Digo Menezes.

Paula Almeida/UOL
Digo Menezes desbancou Bob Burnquist e Mineirinho e liderou eliminatórias nesta 6ª
BOB BURNQUIST DESCONTENTE
PREFEITURA INVESTE R$ 450 MIL
FOTOS DESTA SEXTA NO X GAMES
Único a realizar o 720º (manobra em que o skatista dá dois giros horizontais completos no ar), Digo, que participou da segunda bateria, conseguiu 85,66 pontos em sua segunda volta (cada atleta fez dois percursos de 45 segundos na rampa). Com a liderança nas eliminatórias, o paulistano garantiu vaga antecipada na final do skate vert, no domingo.

Quem também passou direto à decisão foi Lincoln Ueda. Explicando por quê é apelidado de 'japonês voador', o skatista fez manobras bem altas e conseguiu 84,33 pontos, a segunda maior pontuação do dia.

Também impulsionado pelos torcedores que vieram ao sambódromo do Anhembi, Ueda mostrou humildade ao falar de suas chances na final. "Todos têm boas chances. Vai do dia, de o cara estar bem", afirmou o skatista, que minimizou o fato de bater Burnquist e Mineirinho no primeiro dia. "Eu torço muito para que os dois façam bem as suas voltas. Somos amigos, treinamos juntos, eu torço por eles".

Bob foi o quinto colocado com 81,66 pontos, seguido justamente por Sandro Dias, com 80,33. A terceira e a quarta colocação ficaram com dois gringos bem conhecidos dos brasileiros: Adam Taylor (84 pontos) e Neal Hendrix (82,66). Além deles, Marcelo Bastos (79,66), Cristiano Mateus (76,66), Vitor Simão (76,66) e Anthony Furlong (74,66) passaram para a semifinal. No domingo, antes da decisão, os oito participarão de uma sessão especial, e os três melhores garantirão vaga na final.

Apesar de não figurar entre os cinco primeiros, Mineirinho gostou de sua primeira apresentação. "Foi uma descida boa. Tentei fazer o básico para conseguir passar para a final. Na decisão vai ser outra história", afirmou o paulista, que ficou bastante satisfeito com o público presente no sambódromo nesta manhã. "A competição começou cedo, numa sexta-feira, então o público foi bom. Eu não esperava tanta gente hoje".

Ao todo, 20 skatistas participaram da eliminatória do skate vertical, prova do X Games Brasil que conta com o maior número de brasileiros (17). A única mulher da disputa foi Karen Jones, campeã mundial de skate vertical feminino. Apesar da 18ª colocação final (55,66 pontos), ela comemorou a oportunidade de correr com os homens. "Fiquei surpresa por ter sido convidada e muito contente pela recepção", afirmou a skatista, que foi bastante ovacionada pela torcida. "É uma honra correr com esses caras".