Topo

Bob Burnquist critica primeiro dia do X Games

Paula Almeida<br/> Em São Paulo

25/04/2008 15h14

Conhecido por suas manobras perfeitas e por suas opiniões fortes, Bob Burnquist não poupou críticas ao primeiro dia do X Games Brasil. Na manhã desta sexta-feira, a competição foi aberta com a eliminatória do skate vertical, e o brasileiro radicado nos Estados Unidos mostrou desagrado com a prova.

Paula Almeida/UOL
Bob Burnquist se prepara para descer no vert montado no Sambódromo do Anhembi
DIGO MENEZES DESBANCA RIVAIS
PREFEITURA INVESTE R$ 450 MIL
FOTOS DESTA SEXTA NO X GAMES
Apesar de ficar com a quinta colocação na classificação geral, Bob, que disputou a segunda bateria, sugeriu que houve injustiça com os skatistas que participaram da primeira série. "Foi injusto. Eles não tiveram muito tempo para aquecer. Eu vi uma desorganização muito forte", afirmou Burnquist.

O campeão mundial de 2000 e detentor de 14 medalhas de X Games também reclamou da ordem de descida dos atletas. "Não foi nada aleatório, deixando eu como penúltimo e o Sandro [Dias] como último. Eu acho que deveria ter sido tirado cada papelzinho com um nome de dentro do chapéu, como um sorteio mesmo".

De fato, a segunda bateria contava com os skatistas da elite do circuito, incluindo os únicos três estrangeiros da disputa, Adam Taylor, Neil Hendrix e Anthony Furlong.

Os dois primeiros colocados da eliminatória saíram da segunda série - Digo Menezes e Lincoln Ueda -, assim como seis dos oito atletas que se classificaram para a semifinal. Apenas Marcelo Bastos e Vitor Simão passaram da primeira bateria.

Bob Burnquist também alfinetou a competição, afirmando que o circuito mundial e o X Games não são exatamente os torneios que reúnem os melhores competidores.

Por fim, o skatista, que tem se dedicado mais às manobras de mega rampa (outra modalidade do skate), mostrou-se tranqüilo para a decisão de domingo. "Esse formato de jam livre (um tempo determinado para cada skatista se apresentar individualmente) permite fazer várias manobras. Só vou me importar mesmo em andar de skate".