Topo

Nadador de 13 anos morre atropelado em direção a torneio no Espírito Santo

Garoto Pedro Nicolas Sena da Silva, 13 anos, morreu enquanto ia a um torneio de natação - Reprodução/Facebook
Garoto Pedro Nicolas Sena da Silva, 13 anos, morreu enquanto ia a um torneio de natação Imagem: Reprodução/Facebook

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo *

13/11/2013 12h14

O nadador Pedro Nicolas Sena da Silva, 13 anos, morreu na manhã desta quarta-feira, um dia após ser atropelado por um veículo Ford Fiesta em Vitória-ES, quando se dirigia ao clube no qual é realizado o Troféu Maurício Bekenn, o Campeonato Brasileiro Infantil de natação.

Pedro, que é de Manaus e competia pelo Clube Nilton Lins/Miguel Cervantes, sofreu fraturas nas pernas, em um braço e no maxilar e não resistiu. O jovem era considerado a principal promessa da natação no Amazonas e recebia apoio do governo local.

"As informações ainda são bem espaçadas. O que nós temos de lá é que o Pedro estava representando o Amazonas e estava competindo a serviço da federação. Ele estava acompanhado dos pais, em um grupo que foi ao complexo de esportes. Ao atravessar uma avenida, com o semáforo fechado e na faixa de pedestres, um carro passou no vermelho e os acertou", contou Eneida Pacífico Seabra, diretora da escola Nilton Lins, em Manaus.

Aluno da Nilton Lins há três anos, Pedro tinha bolsa integral e fazia parte de um programa da escola para o fomento ao esporte. A informação chegou ao local na manhã desta quarta-feira, e as aulas da tarde foram suspensas.

"A informação que nós temos é que ele foi o que mais sofreu quando o carro avançou o sinal. O Pedro foi atendido, e eles correram para o hospital. Ele foi submetido a uma cirurgia e passou o resto da noite por lá, mas não resistiu", relatou Eneida.

Leonardo Freire, técnico de Pedro, corrobora a versão da diretora. "A gente esperou o sinal ficar verde para atravessar. Quando a gente foi passando, um carro veio a 150 km/h e o atingiu. Nós éramos quatro na faixa, mas ele estava um pouquinho atrás. Um ônibus parou, todo mundo parou", lembrou o professor à "TV Gazeta" do Espírito Santo.

O motorista, contudo, contestou a história. "Eu não furei o sinal. O sinal estava verde para mim. Estou triste pelo que aconteceu, abalado, mas sei que não furei o sinal", disse o condutor do carro, que não foi identificado.

Em junho, Pedro havia sido um dos dois únicos nadadores do Amazonas a conquistar medalhas no Nacional de Inverno de natação, disputado em São Paulo. Ele obteve a prata nos 100m e nos 100m borboleta.

De acordo com a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), todas as provas finais do Brasileiro terão um minuto de silêncio em homenagem ao garoto.

* Atualizada às 13h13