Topo

Kaio e França vencem no Maria Lenk e obtêm índices para o Mundial

Kaio Márcio comemora após vencer os 100 m borboleta no Troféu Maria Lenk - Satiro Sodré/Divulgação/CBDA
Kaio Márcio comemora após vencer os 100 m borboleta no Troféu Maria Lenk Imagem: Satiro Sodré/Divulgação/CBDA

Guilherme Coimbra

No Rio de Janeiro

05/05/2011 11h24

O nadador Kaio Márcio de Almeida conseguiu nesta quinta-feira, durante o Troféu Maria Lenk, o índice para disputar os 100 m borboleta no Mundial de Xangai, que acontece em julho. Outro destaque da natação brasileira que conseguiu mais uma vaga na China foi Felipe França, vencedor dos 100 m peito no Rio de Janeiro.

França já tinha assegurado a vaga nos 50 m peito, e venceu também a disputa dos 100 m com o tempo de 1min00s71. Além dele, o terceiro colocado Felipe Lima também marcará presença nesta prova do Mundial.

TÉCNICO DE CIELO CRITICA ESTRUTURA

O técnico de Cesar Cielo, Alberto Silva, o Albertinho, criticou nesta quarta-feira o Parque Aquático Júlio Delamare, onde está sendo disputado o Troféu Maria Lenk. De acordo com o treinador do campeão olímpico e mundial, a piscina usada na competição não tem os blocos de largada oficiais das competições da Fina. Leia mais

“Hoje eu não me preocupei com os meus adversários, sem querer menosprezar. Foquei apenas na conquista do índice”, explicou França, celebrando o momento da natação brasileira: “Os resultados atuais são reflexo do trabalho dos técnicos”, avaliou.

Nos 100 m borboleta, a vaga foi para Kaio Márcio, que venceu no Maria Lenk com o tempo de 52s11 e alcançou o índice necessário para disputar o Mundial de Xangai. Ele também se classificou nos 200 m borboleta.

“A minha especialidade é os 200 m, mas fiquei muito feliz por essa classificação no último minuto. Vai dar muito mais ânimo na preparação para o Mundial”, comemorou Kaio Márcio.

No feminino, a já classificada Daynara de Paula foi a campeã da prova dos 100 m borboleta com o tempo de 58s78. A segunda colocada Gabriella Silva fez 59s36 e não conseguiu a vaga. “Foi um ano muito difícil, teve a troca de treinador, diminuí o ritmo de treinos para evitar lesões e isso prejudicou”, explicou Gabriella.

Nos 400 m livre, Poliana Okimoto chegou na frente com a marca de 4min15s27 e superou Joanna Maranhão, segunda colocada com 4min15s84. A maratonista não vencia a prova desde 1998. As duas asseguraram vaga para os Jogos Pan Americanos.

No geral, o Minas segue liderando com 1.463 pontos, à frente do Corinthians, que tem 839. Nesta quinta, o tunisiano Oussama Mellouli conseguiu mais uma medalha de outro para o time paulista, com recorde do campeonato nos 400 m livre em 3min51s51.

Ainda nesta quinta-feira, haverá eliminatórias dos 100 m livre, dos 200 m borboleta, dos 50 m peito e do revezamento 4x200 m livre. As semifinais e finais acontecem na sexta, a partir das 10 horas (de Brasília).