Topo

Brasil sofre contra Montenegro, mas se classifica para as oitavas de final do Mundial de Handebol

Gil Vicente Pires (dir.) e Diogo Hubner comemoram depois da vitória do Brasil sobre Montenegro  - Lluis Gene/AFP Photo
Gil Vicente Pires (dir.) e Diogo Hubner comemoram depois da vitória do Brasil sobre Montenegro Imagem: Lluis Gene/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

18/01/2013 19h58

A seleção brasileira não jogou bem nesta sexta-feira, mas garantiu vitória sobre Montenegro e a vaga para as oitavas de final do Mundial de handebol masculino que está sendo disputado na Espanha. Sem brilho, o Brasil venceu Montenegro por 26 a 25 em Barcelona e terminou a primeira fase no terceiro lugar do grupo A - os quatro melhores de cada grupo garantiram vaga para a próxima fase.

Com placar apertado desde o início de jogo, o Brasil conseguiu manter-se um gol à frente dos adversários durante toda a partida. O primeiro tempo de jogo terminou em 11 a 10 para o Brasil.

O destaque brasileiro foi Felipe Borges, com sete gols. Atuando na Liga de Handebol da Espanha, ele é uma das esperanças do técnico Jordi Ribera por conhecer o país onde o Mundial é disputado e estar habituado a jogar contra muitos dos adversários.

No mesmo grupo do Brasil, a favorita França perdeu para a Alemanha por 32 a 30 e, no confronto direto, acabou sendo ultrapassada pela rival, que ficou com a liderança da chave. Com a mesma pontuação do Brasil, mas em quarto lugar no critério de desempate, a Tunísia eliminou a Argentina.

Já no grupo B, classificaram-se Dinamarca, uma das favoritas ao título, Rússia, Islândia e Macedônia. Chile e Qatar foram eliminados.

Embora a última rodada dos grupos C e D só esteja marcada para sábado, os primeiros duelos de oitavas de final já estão definidos. No domingo, o Brasil enfrentará a Rússia, em Zaragoza, às 14h30 (horário de Brasília). No mesmo dia, a Alemanha vai encarar a Macedônia, a Islândia pegará a França e a Dinamarca terá pela frente a Tunísia.