Topo

Seleção júnior masculina faz convocação para torneio em Portugal

14/03/2003 16h50

Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira de handebol júnior masculino irá se reunir a partir deste sábado no ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP).

Na ocasião, os atletas irão cumprir a primeira etapa de treinamentos e serão avaliados pela comissão técnica, cujo objetivo é definir e preparar o grupo de 16 jogadores que irá defender o Brasil em Portugal.

A equipe nacional foi convidada para participar de dois triangulares amistosos, contra os portugueses e contra a Angola.

"São duas escolas diferentes, a européia e a africana. Os atletas terão a oportunidade de aprender novas maneiras de jogar handebol, e isto contribui para que o Brasil não seja surpreendido pelos adversários em competições internacionais", observou o técnico da seleção, Washington Nunes.

No total, foram convocados 25 atletas, mas somente 22 estão concorrendo às vagas para a equipe nacional.

"Temos três atletas lesionados - Éderson de Oliveira, Bruno de Santana e José Marcos da Silva - e eles não estarão recuperados a tempo de disputar o torneio. Todos são atletas de muita qualidade, o Bruno foi o melhor jogador do Sul-Americano e do Pan-Americano e chegou a ser convocado pela Seleção Adulta. Os três foram convidados para participar de um ciclo de palestras que iremos realizar nesta etapa de treinamentos. É uma pena eles não poderem integrar a equipe, mas outros terão a oportunidade".

Nunes explicou que todo o trabalho está sendo direcionado para o Campeonato Mundial da categoria, que será realizado no segundo semestre em Foz do Iguaçu, no Paraná.

"As palestras, por exemplo, irão abordar a motivação e o trabalho de conscientização. Sabemos que a maior força do handebol é a Europa, mas iremos lutar para termos um bom desempenho no Mundial. Certamente esta experiência em Portugal nos trará mais ritmo de jogo."

A comissão técnica terá até o dia 20 para escolher os 16 garotos que irão defender o Brasil. Já com o elenco definido, a equipe continua no Grande ABC paulista até o dia 25, quando viaja para Portugal.

O primeiro torneio amistoso está marcado para os dias 26, 27 e 28, na cidade do Porto. Depois, a Seleção segue para a região do Tejo, onde disputa o segundo triangular nos dias 4, 5 e 6 de abril. O retorno da equipe está marcado para o dia 7.

Pensando em dar continuidade ao trabalho da seleção júnior, Nunes revelou que nem todos os atletas que irão para Portugal são nascidos nos anos de 1982 e 1983.

"Irei levar dois ou três atletas nascidos em 1984 e 1985, já pensando em ter garotos com bagagem internacional para o próximo Campeonato Mundial", concluiu o técnico. Ele conta com o apoio de Iberê Caldas Souza Leão (assistente técnico) e de Michael Fuso (fisioterapeuta).

Veja a relação de convocados:

Goleiros
Alex Lúcio Aprile (Pinheiros), Jerônimo Júnior (Guaru), Eduardo Santana (AEA de Araçatuba) e Leandro Barbosa (IMES/São Caetano)

Pontas
Felipe Ribeiro (Metodista), Giuliano Loureiro (Pinheiros), Gustavo Melo (Pinheiros) e Hugo Pereira (Alumar)

Pivôs
Jorge Raphael Rodrigues (Pinheiros), Vinícius Phifer (Olímpico/Maringá), Milton Bergamaschi (Metodista) e Danilo da Silva (Metodista)

Armadores
Gustavo Cardoso (Metodista), Éderson de Oliveira (Olímpico/Maringá), Eduardo Guerra (UFPR), Diogo de Souza (Metodista), Diogo Hubner (Metodista), Bruno de Santana (Pinheiros), José Xavier Filho (UFPR), André Soares (Metodista), Rodrigo Resende (Metodista), Luiz Felipe Gaeta (Pinheiros), Fernando José Filho (Niterói Rugby Clube), Thiago Zeferino (Adblu) e José Marcos da Silva (Tropeiro Clube).