Topo

Brasil disputa torneios juvenis em Portugal

30/01/2003 13h53

Da Redação
Em São Paulo

As seleções brasileiras masculina e feminina iniciam nesta sexta-feira a disputa do Mundialito juvenil de handebol, no Pavilhão Casal Vistoso, em Lisboa. O evento, cuja decisão está marcada para este sábado, será realizado paralelamente ao 18º Campeonato Mundial de adulto masculino.

O retorno ao Brasil está previsto para o dia 3 de fevereiro, sendo que todos os atletas juvenis terão a oportunidade de assistir à grande final do Mundial (marcada para este domingo).

Na competição masculina, oito equipes estão na briga pelo título, divididas em duas chaves. No primeiro dia de jogos, será realizada a fase classificatória com três rodadas, na qual os times enfrentam os demais integrantes de seus grupos.

O Brasil está no Grupo B e estréia diante da Espanha, jogando ainda contra Portugal B e Egito. O Grupo A conta com Portugal A, Portugal C, Canadá e Tunísia. No sábado, serão realizados os cruzamentos de acordo com o desempenho de cada equipe na fase classificatória.

Já no Mundialito feminino, são cinco times em chave única, jogando no esquema todos contra todos. O campeão será aquele que somar o maior número de pontos. Nesta sexta, o Brasil estréia diante da Tunísia. No sábado, as brasileiras pegam Portugal A, Portugal B e Canadá.

Para o técnico da seleção brasileira juvenil masculina, Eduardo Carlone Leite, intercâmbios como este são fundamentais para que a modalidade cresça ainda mais no país.

"Os atletas irão voltar com uma bagagem muito boa, pois irão enfrentar equipes tradicionais no handebol mundial. Esta experiência internacional certamente irá refletir nas próximas equipes adultas", disse o treinador.

O Mundialito masculino inclui atletas nascidos em 1986 a 1987, sendo que na competição feminina as atletas têm nascimento nos anos de 1985 e 1986.

"Todos estes jogadores irão assistir à final do Mundial Adulto, e a maioria deles nunca viu de tão perto uma partida internacional de altíssimo nível. Certamente esta iniciativa irá motivar os atletas a continuarem aspirando e trabalhando por um lugar na seleção principal", garantiu Carlone.