Topo

Lateral da Holanda usou terapia para superar críticas na Copa: 'há um tabu'

08/12/2022 08h12

Classificação e Jogos

O trabalho dos psicólogos no futebol ainda é uma questão a ser debatida. Para muitos, o acompanhamento não é 100% necessário, mas para o lateral-direito Dumfries, titular da Holanda, isso não é verdade. O atleta passou por críticas na Copa do Mundo e deu a volta por cima com a ajuda da terapia.

Dumfries sofreu com ataques na fase de grupos, após desempenho abaixo do esperado, especialmente no empate diante do Equador. Depois, ele foi o grande destaque da vitória holandesa sobre os Estados Unidos, pelas oitavas de final.

"Posso dizer que as críticas que recebi não foram fáceis. Mentalmente foi bastante difícil de ultrapassar, mas tenho as pessoas certas à minha volta. Já tive contato com ela duas vezes nesta Copa do Mundo por vídeo-chamada. Às vezes acho que existe um tabu sobre isso, mas tudo bem contar. Trabalho com um psicólogo esportivo desde meu tempo no Sparta Rotterdam. Nem sempre é fácil ser jogador de futebol", disse, antes de completar.

"Você quer ser importante e fazer o melhor pelo time. A resiliência mental também é importante. Sou muito crítico comigo mesmo, mais crítico do que qualquer um. Você sente que as coisas precisam melhorar, mas também é importante manter a calma", finalizou, em entrevista à emissora NOS, de Amsterdã.

Dumfries deve seguir como titular no próximo compromisso da Holanda na Copa do Mundo, que será nesta sexta-feira, diante da Argentina. Válido pelas quartas de final, o duelo acontecerá às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail.