Topo

Técnico da França convoca Benzema uma semana após dizer que não o chamaria para a Eurocopa; entenda

18/05/2021 17h42


A boa fase vivida pelo atacante Karim Benzema foi justificada nesta terça-feira. Principal nome do Real Madrid na temporada, o jogador voltou a ser convocado pelo técnico Didier Deschamps para a seleção francesa depois de quase seis anos e está na lista de 26 atletas que disputarão a Eurocopa.

+ Veja a tabela da Eurocopa


Apesar de ter sido chamado, o centroavante não era uma opção para o treinador das Les Bleus. Em entrevista à revista "Kicker", da Alemanha, Deschamps chegou a afirmar na última semana que não convocaria o jogador do Real Madrid e descartou sua presença na Eurocopa.

- Eu não sou o Papai Noel, não estou aqui para anunciar surpresas - disse Dechamps no último dia 11.

+ Título, Champions, Liga Europa, rebaixamento... Veja o que está em jogo na última rodada dos principais campeonatos europeus

POR QUE BENZEMA NÃO ERA CONVOCADO?
?Benzema fez sua última partida pela seleção francesa em outubro de 2015, em amistoso preparatório para a Eurocopa de 2016, contra a Armênia. Na ocasião, ele marcou duas vezes na vitória por 4 a 0. Desde então, o centroavante não foi mais chamado e perdeu a própria Euro em 2016 e a Copa do Mundo em 2018.

O motivo pelo seu afastamento do time nacional se deu por conta de um caso policial, envolvendo chantagem de Benzema ao ex-companheiro de seleção Mathieu Valbuena. Na ocasião, o atleta do Real Madrid teria ajudado alguns amigos a extorquirem Valbuena por conta de um vídeo íntimo do atleta.

Acusado de ser cúmplice, Benzema será julgado em outubro deste ano e pode pegar até cinco anos de prisão, além de pagar 75 mil euros (R$ 481 mil) de multa. Por conta deste episódio, a Federação Francesa de Futebol decidiu puni-lo com a exclusão da seleção.

Deschamps e Benzema em treino da França (Foto: FRANCK FIFE / AFP)

POR QUE BENZEMA VOLTOU A SER CONVOCADO?
Como o próprio técnico Didier Deschamps disse à imprensa alemã, Benzema não estava nos planos da França para a disputa da Eurocopa. Tudo mudou com uma permissão da Uefa para o torneio deste ano.

A entidade europeia permitiu o aumento do número de convocados, passando de 23 atletas para 26 jogadores. A justificativa é a pandemia da Covid-19, que pode desfalcar as seleções em eventuais casos da doença. A imprensa francesa, antes do anúncio da convocação, afirmou que o jogador estaria na lista.

Com a possibilidade de chamar três nomes a mais sem excluir outro jogador, Dechamps optou por chamar o goleador francês, que tem 27 gols em 81 partidas pela Les Bleus. De acordo com a imprensa francesa, Benzema vestirá a camisa 19 na Eurocopa.