Topo

Palmeiras

Postura depois do Mundial sub-17 faz Palmeiras crer: pode confiar em Veron

Gabriel Veron domina bola durante partida do Palmeiras contra o Mirassol, pelo Paulistão 2020 - Bruno Ulivieri/AGIF
Gabriel Veron domina bola durante partida do Palmeiras contra o Mirassol, pelo Paulistão 2020 Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

17/07/2020 08h00

Como Dudu já foi para o Qatar, caso Rony não se livre da suspensão de quatro meses imposta pela Fifa, Gabriel Veron deve ser titular contra o Corinthians, na quarta-feira. Missão que pode ser complicada para um atacante de 17 anos, que iniciou só três jogos nesta que é sua primeira temporada efetivado como profissional. Mas a sua reação após ser eleito o craque do Mundial sub-17, ano passado, faz o Palmeiras acreditar que ele não demonstrará qualquer temor.

Em 17 de novembro, Veron ganhou a Copa do Mundo da categoria, levando ainda o troféu de melhor jogador. Três dias depois, estava no Pacaembu, disputando a final do Paulista sub-17 (o Palmeiras venceu o São Paulo por 4 a 2, mas perdeu nos pênaltis, com Veron convertendo sua cobrança). No mesmo dia, o Verdão ainda abria as finais do Estadual sub-20, porém o próprio jogador e a comissão técnica optaram por usá-lo no duelo mais decisivo.

No dia 21, dia seguinte à final do Paulista sub-17, Veron renovou seu contrato com o Palmeiras, acertando vínculo até 2024. Em 24 de novembro, exatamente uma semana após ser campeão mundial, o atacante estava em Bragança Paulista, na decisão do Estadual sub-20, disputada às 10 da manhã de um domingo, em que o Verdão precisava reverter a derrota por 2 a 0 na ida para o Red Bull Bragantino. E fez dois gols no triunfo por 3 a 0, garantindo o título.

"O Veron voltou ao Palmeiras como melhor jogador do mundo, tinha finais da base que ele poderia jogar, o profissional chamando, e ele queria jogar todas. Um cara do patamar dele quer jogar só com os profissionais, mas ele jogou na base correndo igual um cavalo", lembrou João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras, para o "Lance!"

Em 27 de novembro, exatos dez dias após o título mundial, Veron estreou como profissional, entrando durante a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã. Passou a treinar só com o elenco principal, ficando no banco, sem entrar, apenas quando o time levou 3 a 1 do Flamengo, no Allianz Parque. Depois, fez dois gols e deu uma assistência no 5 a 1 sobre o Goiás, em 5 de dezembro, em Campinas, e entrou durante a vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, três dias depois, pela última rodada do Brasileiro.

Naquele dia, ainda no vestiário de um Mineirão com confusão no gramado, já que o Cruzeiro tinha sido rebaixado, Veron pediu para falar com João Paulo Sampaio. O coordenador da base conta que o garoto insistia para ser liberado para jogar as finais da Supercopa do Brasil sub-20, nos dias 18 e 22 de dezembro. Teve que ser convencido a cumprir férias, pois, em 6 de janeiro, já estaria em pré-temporada com os profissionais. Mas a postura indicou, segundo avaliou-se no Palmeiras, que o garoto não teme decisões.

"Ele não escolhe o dia que quer fazer menos ou mais, sempre se doa. Vai tomar porrada e nunca vai brigar com ninguém. Vai levantar e fazer o jogo dele. Isso é dele, e é bom para quem quer ser top. Ele sabe o que quer ser: protagonista. Já teve um bom desempenho no profissional e, com mais tempo, com certeza será um dos tops do mundo", apostou João Paulo Sampaio.

"Não preciso nem falar de vaidade, porque não tem com ele. Prefere passar a bola para o companheiro em melhor posição do que fazer o gol por egoísmo. Tem uma personalidade muito tranquila. É humilde e trabalha muito. E não vai parar de fazer o que faz. Trabalha mais ainda quando recebe crítica, porque não é deslumbrado", prosseguiu.

Em 2020, Veron acumula 394 minutos em jogos oficiais - são sete partidas, três como titular. Já iniciou um clássico, inclusive, no 0 a 0 diante do São Paulo, em 26 de janeiro, em Araraquara. E jogou o segundo tempo todo contra o Santos, em outro 0 a 0, no Pacaembu, em 29 de fevereiro - sua entrada, no intervalo, melhorou o desempenho do time. Também atuou na estreia do Palmeiras na Libertadores, na vitória por 2 a 0 sobre o Tigre, na Argentina, em 4 de março. Currículo recente que ajuda a crer que não temerá um Dérbi em Itaquera.

Palmeiras