Topo

Palmeiras

Palmeiras ampliou rol de títulos nacionais há 20 anos na Copa dos Campeões

Palmeiras conquistou o título da Copa dos Campeões em 2000 e se garantiu na Libertadores 2001 - Eduardo knapp/folha Imagem
Palmeiras conquistou o título da Copa dos Campeões em 2000 e se garantiu na Libertadores 2001 Imagem: Eduardo knapp/folha Imagem

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

17/07/2020 04h00

A temporada 2000 parecia perdida para o Palmeiras, depois de uma dolorosa derrota para o Boca Juniors, na final da Libertadores, e uma eliminação na sequência para o São Paulo, pelas quartas de final na Copa do Brasil. Um torneio criado pela CBF naquele ano, porém, virou um alento para o clube alviverde, que conquistou há 20 anos a primeira das três edições da Copa dos Campeões.

A competição é considerada um dos 14 títulos nacionais vencidos pelo Palmeiras. A lista também traz dez troféus do Brasileirão, sendo seis depois de 1971, com duas taças do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e mais duas conquistas da Taça Brasil antes disso. Três Copas do Brasil entram na contagem.

O Palmeiras venceu a Copa dos Campeões no dia 25 de julho de 2000, semanas depois de ser superado por Boca e São Paulo, com vitória sobre o Sport na final. O time palmeirense era repleto de nomes desconhecidos, em meio a um desmanche.

A mudança começou pelo banco de reservas. Luiz Felipe Scolari se despediu do Palmeiras depois de duas derrotas nos duelos de mata-mata. Semanas depois, o treinador foi anunciado pelo Cruzeiro. Felipão, entretanto, deixou o seu braço direito, Flávio Murtosa, no comando do time.

Após as derrotas na Libertadores e na Copa do Brasil, oito titulares deixaram o clube. O foi o zagueiro Roque Júnior. O lateral esquerdo Júnior, o lateral direito/volante Rogério, o volante César Sampaio, o meia Alex e os atacante Euller e Marcelo Ramos também foram negociados nos meses seguintes, depois da conquista da Copa dos Campeões.

Dos titulares da final da Libertadores diante do Boca, dessa forma, apenas Marcos, Argel e Galeano ficaram até o fim do ano. O desmanche estava ligado à iminente saída da Parmalat do clube depois de oito anos. O contrato tinha validade até dezembro de 2000, e a empresa italiana passou a diminuir o investimento no futebol palmeirense.

O Palmeiras conquistou o título com o seguinte time: Sérgio; Neném, Paulo Turra, Agnaldo e Jorginho; Fernando, Taddei, Juninho e Asprilla; Alberto e Basílio.

Apesar do título nacional, Murtosa se juntou a Felipão no Cruzeiro. O Palmeiras, com isso, contratou Marco Aurélio, campeão da Copa do Brasil, justamente pelo Cruzeiro naquele mesmo mês.

O treinador levou o time alviverde à final da Copa Mercosul, mas viu o Vasco aplicar uma virada heroica no Palestra Itália. Marco Aurélio ficou à frente da equipe até fevereiro de 2001, quando foi substituído por Celso Roth.

Um torneio que durou três anos

A Copa dos Campeões foi inserida no calendário brasileiro a fim de escolher o quarto representante do país na Libertadores 2001. Naquele mesmo ano, a competição continental foi ampliada de 24 para 32 clubes, com mais duas vagas a times do Brasil.

Depois de um campeonato intitulado de "Seletiva da Libertadores", disputado no fim de 1999, que teve o Athletico-PR como vencedor, a CBF decidiu implantar um campeonato nacional para definir a equipe que disputaria a Libertadores.

Dessa forma, o título (e a vaga) foi disputado por nove equipes. Cinco campeões regionais em 2000: Palmeiras (Torneio Rio-SP), América-MG (Copa Sul-Minas), Sport (Copa Nordeste), Goiás (Copa Centro-Oeste) e São Raimundo (Copa Norte). Juntaram-se a eles o Cruzeiro, vice-campeão da Sul-Minas, e Vitória, segundo lugar da Copa Nordeste, além de São Paulo e Flamengo, vencedores do Estadual de São Paulo e Rio, respectivamente.

O regulamento era simples, com uma fase inicial composta por Goiás, Vitória e São Raimundo. Depois de duelos entre eles, o time do Amazonas foi eliminado. Duelos de quartas de final, assim, foram definidos. O Sport eliminou o América-MG para enfrentar o São Paulo na semifinal, depois de a equipe paulista passar pelo Vitória.

O Palmeiras, por sua vez, superou o Cruzeiro. Na semifinal, mediu forças com o Flamengo, que bateu o Goiás. Ao passar pelos cariocas nos pênaltis, o time alviverde encarou o Sport em jogo único. Com gols de Asprilla e Alberto, venceu por 2 a 1 no estádio Rei Pelé, em Maceió.

A competição teve apenas mais duas edições. Em 2001, o Flamengo conquistou o título ao vencer o São Paulo na final. No ano seguinte, o Paysandu derrotou o Cruzeiro na decisão. A partir de 2003, com a implantação do sistema de pontos corridos no Brasileirão, os representantes da Libertadores foram definidos pelo famigerado G-4 do maior campeonato nacional do país.

Palmeiras