PUBLICIDADE
Topo

São Paulo recebe clássico com torcida mista após quatro anos de medida

Gabriel Cabral/Folhapress
Imagem: Gabriel Cabral/Folhapress

24/01/2020 13h23

Classificação e Jogos

A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece neste sábado, às 10h, no estádio do Pacaembu. Pela primeira vez na história do torneio, a decisão terá o clássico entre Grêmio e Internacional. De quebra, o duelo ainda vai permitir a entrada das duas torcidas rivais, algo que não acontece em um clássico disputado no estado de São Paulo desde abril de 2016.

Em resposta ao LANCE!, o Ministério Público de São Paulo afirmou que a recomendação de apenas uma torcida em clássicos paulistas é feita anualmente e, de forma excepcional, para jogos de times de fora do estado. Até o início da tarde desta sexta, porém, não há nenhuma diretriz neste sentido.

A medida começou a valer no dia 3 de abril de 2016, quando José Sinval Batista, de 53 anos, morreu vítima de uma bala perdida decorrente do confronto entre torcedores de Palmeiras e Corinthians, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo. A situação foi antes do duelo, que aconteceria mais tarde no Pacaembu naquela data. Em campo, Dudu marcou o único gol da partida.

O histórico de brigas, feridos e mortes entre torcidas paulistas pesou e, então, rapidamente a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), em conjunto com a Polícia Militar (PM-SP), Federação Paulista de Futebol (FPF) e Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) adotaram a medida da torcida única, quando apenas o time mandante tem torcedores no estádio.

Desde então, Palmeiras e Corinthians se encontraram em mais 13 oportunidades. No total, foram 80 clássicos entre os quatro grandes da capital com torcidas únicas. Apesar de algumas estatísticas a favor, como a queda de número de casos de violência e o aumento de público nos jogos (segundo dados do MP), a medida divide o público geral.

Isso porque um fato alarmante é que grande parte das brigas acontece longe dos estádios. Na primeira final do Campeonato Paulista do ano passado entre Corinthians e São Paulo, por exemplo, houve um confronto entre torcedores em Ferraz de Vasconcelos, em um roteiro bastante parecido com o caso do Dérbi de 2016.

No entanto, desconsiderando o proposto há quatro anos, para a partida entre Grêmio e Internacional, no sábado, no Pacaembu, a FPF anunciou que as duas torcidas poderão estar presentes. Os tricolores ficarão nas arquibancadas verde e amarela, enquanto os colorados serão posicionados nas cadeiras laranjas. Os ingressos são gratuitos.