Topo

Copa São Paulo - 2020

Inter e Grêmio fazem 5ª final da história da Copinha sem times paulistas

Grêmio eliminou o Oeste nesta quarta-feira e garantiu final gaúcha contra o Inter - Leonardo Benhossi/Divulgação/FPF
Grêmio eliminou o Oeste nesta quarta-feira e garantiu final gaúcha contra o Inter Imagem: Leonardo Benhossi/Divulgação/FPF

Do UOL, em São Paulo

22/01/2020 20h41

Com o clássico gaúcho entre Internacional e Grêmio confirmado para a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no próximo sábado (25), esta será apenas a quinta decisão da história do torneio sem nenhuma equipe paulista. Dois times do estado chegaram às semifinais, mas Corinthians e Oeste caíram, respectivamente, para o Colorado e o Tricolor.

A primeira vez em que uma final de Copinha não teve paulistas foi em 1971, quando o Fluminense foi campeão nos pênaltis em cima do Botafogo. Já em 1980, o Inter fez 3 a 0 no Atlético-MG para levar o troféu.

Em 1996, a final foi mineira: o América bateu o Cruzeiro por 2 a 1 para levar a taça. E a última vez sem paulistas foi em 2011, quando o Flamengo foi campeão ao bater o Bahia também por 2 a 1.

Dos três maiores campeões da Copinha, dois são paulistas: o Corinthians é o primeiro, com 10 títulos, e o São Paulo aparece em terceiro, com quatro conquistas (o segundo é o Fluminense, com cinco). Já o Internacional tem quatro troféus da competição em sua história, enquanto o Grêmio ainda busca seu primeiro título.