Topo

Em primeiro treino tático da semana, Mano indica mudanças no Palmeiras

21/11/2019 12h04

Na manhã desta quinta-feira, Mano Menezes comandou o primeiro treino tático da semana, visando a partida de domingo, contra o Grêmio, no Allianz Parque. E indicou mudanças no Palmeiras, sendo Lucas Lima a mais provável, já que foi um dos poucos mantidos no time ao longo da atividade. Borja, Luiz Adriano, Ramires e Matheus Fernandes se revezaram na equipe.

Depois do aquecimento e de trabalhos técnicos em campo reduzido, Mano utilizou metade de um dos campos da Academia de Futebol para treinar a saída de bola e a recomposição para marcar dos titulares. Não participaram somente os zagueiros do time que deve entrar em campo no fim de semana.

TABELA

> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

A primeira formação utilizada teve Marcos Rocha e Diogo Barbosa nas laterais e Thiago Santos e Bruno Henrique como volantes, com Dudu aberto pela direita, Lucas Lima centralizado e Zé Rafael na esquerda, compondo uma linha de três atrás de Borja quando a equipe recuperava a bola. Mano cobrava movimentação o tempo todo e troca de passes rápidas, pedindo também ação imediata para roubar a bola na frente, com objetivo de retomá-la logo.

Ao longo da atividade, mudaram o esquema e peças. Primeiro, Thiago Santos, Zé Rafael e Borja foram trocados por Matheus Fernandes, Ramires e Luiz Adriano. Assim, com bola, a formação passou a ter Matheus Fernandes mais recuado, como primeiro volante, e Ramires e Bruno Henrique subindo para uma linha de quatro armadores ao lado de Dudu e Lucas Lima. Dudu ficava mais solto, e Luiz Adriano se destacou balançando as redes.

Já na parte final da movimentação tática, Willian entrou na vaga de Bruno Henrique, e Ramires passou a ser o volante mais recuado, com Matheus Fernandes subindo. Nesse momento, Lucas Lima voltava mais para ajudar Ramires na saída de bola, ponto que teve problemas quando Matheus Fernandes atuou como primeiro volante no treinamento.

Durante a atividade tática, Gustavo Scarpa e Deyverson, titulares no empate por 1 a 1 diante do Bahia, no domingo, não foram testados em nenhum momento. Os jogadores ficaram com outros que não participavam do treino comandado por Mano e participaram de exercício técnico em outro campo.

Antes do trabalho tático, uma das novidades da manhã foi Gustavo Gómez. O zagueiro estava com a seleção paraguaia, tornando-se desfalque em Salvador, se reapresentou nesta quinta e deve ser titular diante do Grêmio. Fora dos dois últimos jogos por conta de uma sensibilidade na coxa direita, que lesionou em 9 de outubro e já está curada, Luiz Adriano deve ficar à disposição - realizou nesta manhã o seu segundo treinamento sem limitações com o elenco.

Felipe Melo será desfalque. O volante apresentou um edema na panturrilha esquerda, que já o tornou desfalque no fim de semana, e nem apareceu no gramado, realizando tratamento. O zagueiro Antônio Carlos e o volante Jean estiveram nas dependências internas também, com trabalhos particulares.

O Palmeiras ocupa a segunda colocação do Campeonato Brasileiro, com 68 pontos, 13 atrás do Flamengo, que já disputou uma partida a mais. Caso o Verdão não derrote o Grêmio no domingo, pela 34ª rodada, às 16h, no Allianz Parque, o título estará confirmado para o clube carioca.