Topo

Futebol


Fernandinho deve voltar em partida decisiva para manter estilo do Brasil

24/06/2019 08h00

Fernandinho foi a campo no treino de domingo, chegou a trabalhar com o restante do grupo e deu o primeiro indício de que o entorse que sofreu no joelho direito não irá deixá-lo fora das quartas de final da Copa América. Caso tenha de fato condições, o volante deve voltar a ser titular em uma partida decisiva, na vaga de Casemiro, que terá de cumprir suspensão.

O cenário não é novo: na Copa do Mundo da Rússia, o meio-campista do Real Madrid (ESP) cumpriu gancho nas quartas, contra a Bélgica. Fernandinho, já marcado pela atuação na derrota por 7 a 1 para a Alemanha no Mundial de 2014, o substituiu e não foi bem: marcou contra na derrota por 2 a 1 que eliminou a Seleção.

Diante deste histórico, a torcida não se mostra grande admiradora do meio-campista, peça-chave no Manchester City (ING), eleito para a seleção da Premier League e admirado por Pep Guardiola e Tite. Quando o volante foi chamado para entrar contra a Venezuela, na segunda rodada, todo o público na Arena Fonte Nova vaiou a escolha.

O ambiente contrário ao camisa 17 não influencia as ideias de Tite. O técnico brasileiro considera Fernandinho o jogador que manteria a Seleção mais próxima do estilo de jogo com Casemiro. Além da alta intensidade, o atleta do City sabe jogar posicionado para dar liberdade a Daniel Alves. No esquema do Brasil, os laterais participam da construção de jogadas por dentro.

- Estando em condições, será o Fernandinho o substituto do Casemiro. Será uma grande oportunidade de, diferentemente (de 2018), o Fernandinho jogar para caramba, arrebentar. E se não for ele, o Allan ou alguém mais específico. É uma oportunidade - afirmou Tite.

Arthur é considerado um organizador que parte de trás, e assim pode ajudar Coutinho na armação. Allan, o outro volante convocado, tem a transição de área a área como sua principal qualidade. No fim da goleada sobre o Peru, Tite chegou a testar o jogador do Napoli (ITA) ao lado de Arthur, como primeiro meio-campista.

Uma saída diferente, se Fernandinho for vetado, seria improvisar Marquinhos no meio-campo, função que ele desempenhou na última temporada no Paris Saint-Germain (FRA). A possibilidade ainda não foi discutida na Seleção.

- (O Tite) Não falou nada. Temos que esperar a decisão dele. Ele sabe que se precisar pode contar comigo, mas ainda não conversamos - disse o zagueiro.

A ideia de Tite, de fato, é aguardar Fernandinho. Com mais três dias de preparação até o duelo das quartas de final, quinta-feira, na Arena Grêmio, há tempo para a liberação do meio-campista. No domingo, ele aqueceu com os reservas no gramado, fez uma atividade física à parte e encerrou o dia em um trabalho em campo reduzido com o elenco. Ele foi coringa na movimentação.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Futebol