Topo

IPC reembolsa cinco federações após Comitê Olímpico não honrar compromisso

14/12/2016 16h29

Seugundo o site Inside the Games, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) reembolsou cinco comitês africanos por gastos com passagens aéreas para as Paralimpíadas. O custo com de viagens das delegações está sob a responsabilidade do Comitê Rio-2016, contudo, a entidade não honrou o compromisso, fazendo com que as equipes tivesses que arcar com os gastos.

Os reembolsos deveriam ter sido realizados até o dia 30 de novembro. O IPC apesar realizou o pagamento das entidades que estavam em situação mais crítica, pois realizaram empréstimos para arcar com o translado.

- Estamos altamente desapontados ao saber que a segunda parcela para pagamento dos subsídios da viagem, assim como a primeira, não foi paga a tempo pelo Comitê Rio-2016 e estamos buscando urgentemente uma resolução de todas as partes envolvidas. Os pagamentos estão duas semanas atrasados e alguns de nossos menores comitês, que pegaram empréstimos, estão agora em sério risco de não honrar pagamentos. O IPC enviou uma carta ao prefeito Paes, que nos apoiou fortemente durante a Palimpíada, pedindo a ele para intervir - disse o diretor de comunicação do IPC, Craig Spence.

Para organização da Paralimpíada, o comitê contou com R$ 150 milhões disponibilizados pela Prefeitura do Rio, sendo R$ 30 milhões utilizados. Apesar do sucesso de crítica e público, os organizadores seguem com dívidas. Porém o presidente Carlos Arthur Nuzman vê como algo natural.

- Nós estamos na mesma situação como todas as cidades que terminaram os Jogos Olímpicos. Nós estamos pagando. E nós vamos pagar. Essa que é a questão. Nós temos recursos a receber e estamos trabalhando - disse Nuzman durante a Assembleia Geral da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC), em novembro, em Doha.