Topo

Peñarol inaugura estádio novo com gol de Forlán e elogios de Infantino

29/03/2016 14h39

Maior vencedor do futebol uruguaio, o Peñarol inaugurou nesta segunda-feira o seu novo estádio, o Campeón del Siglo. Recebeu persas personalidades do país, o ídolo Fernando Morena "refez" um dos gols mais importantes da história dos aurinegros para ser o primeiro da nova casa do time. Com a bola rolando, Forlán foi o primeiro a balançar as redes durante a vitória por 4 a 1 sobre o River Plate no local, que contou no dia seguinte com visita de Giani Infantino, presidente da Fifa. O custo total foi de US$ 40 milhões (R$ 146 milhões) e o local suporta até 43 mil pessoas.

- O dia tão aguardado por todos chegou. A locomotiva que colocamos para andar há pouco mais de dois anos chegou ao seu destino. Durante décadas, nós, peñarolenses sonhamos com o nosso estádio. Diziam que era impossível, que estávamos loucos, que estávamos prometendo o que não poderíamos cumprir. Pensamos grande, como ensina a história do clube - disse o presidente do clube, Juan Pedro Damiani, em sua mensagem:

- É a nossa casa. Um lugar de encontro entre os nossos, aqueles que compartilham a mesma paixão e religião. Peñarolenses, o Estádio Campeón del Siglo é de vocês. Aproveitem.

A cerimônia contou com a presença de personalidades como o ex-presidente do Uruguai, Julio María Sanguinetti, o atual, Tabaré Vázquez, que foi o responsável pela inauguração, além de outros, como Wilmar Valdez, presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF).

Durante o evento, Tabaré Vázques exaltou a importância do estádio tanto para o clube, como por ser uma contribuição arquitetônica para Montevidéu. E ainda reiterou o desejo do Uruguai em sediar a Copa do Mundo de 1930 em companhia com a Argentina, para comemorar o centenário do torneio, que teve a sua primeira edição justamente no país.

A cerimônia contou com um show dos Los Mirasoles, que toca um estilo musical típico do país. Teve ainda a presença de Fernando Morena, do time dos anos 1980 que venceu a Libertadores e o Mundial. Encenou um gol importante daquela época para inaugurar o estádio. Com a bola na rede, vieram os fogos.

Para a partida inaugural, o Peñarol convidou o River Plate, atual campeão da Copa Libertadores. Aos 18 minutos, Forlán fez o primeiro gol do estádio após rebote de Barovero. Murill, Aguiar e Palacios fizeram os outros dos aurinegros, enquanto Fernández fez o gol de honra dos argentinos.

Nesta quarta-feira, o Campeón del Siglo recebeu a visita da comitiva da Fifa que está no país. Presidente da entidade, Gianni Infantino elogiou a nova casa do Peñarol.