Topo

Brasil estreia no maior torneio de rugby das Américas e garante bônus

08/02/2016 08h54

Adrenalina, viradas e emoção até o último segundo. A Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV estreou, no último sábado (6), no Americas Rugby Championship, em Santiago (CHI), diante do Chile. Apesar da derrota apertada por 25 a 22, os Tupis impuseram um grande estilo de jogo, fizeram duelo parelho diante dos donos da casa e garantiram ponto bônus.

Os tries brasileiros foram anotados pelos irmãos Daniel e Felipe Sancery, além do marcado por Lucas Tranquez. Agora, os Tupis retornam para casa visando ao clássico diante do Uruguai, na próxima sexta-feira (12), na Arena Barueri, às 20h (horário de Brasília). Os ingressos são gratuitos, mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível.

A partida expôs a evolução do Brasil a partir do trabalho de desenvolvimento a longo prazo, implantado pela Confederação Brasileira de Rugby. Ações coletivas e inpiduais diante do Chile são enaltecidas no processo de crescimento da modalidade no país, mesmo em detrimento do placar.

O JOGO

O estádio Parque Mahuida foi palco de um dia histórico para o rugby brasileiro. O jogo diante do Chile marcou a estreia do novo uniforme e dos Tupis no maior campeonato já disputado pelo time. Contra uma seleção melhor ranqueada, a equipe tupiniquim encontrou dificuldades no início da partida e saiu atrás do marcador.

Os Tupis, contudo, mostraram reação minutos depois e conseguiram a virada com try do estreante Daniel Sancery. Ele arrancou por entre a defesa chilena e garantiu a vantagem brasileira no placar. Harvey converteu o chute.

O time brasileiro soube segurar a pressão dos mandantes durante boa parte do primeiro tempo. Entretanto, apoiados pela torcida, os chilenos conseguiram ficar à frente do marcador e abriram vantagem.

Para a etapa final, os Tupis contaram com o grande momento dos irmãos Sancery para encostar no placar, em try anotado por Felipe. Parelho e bem disputado, o duelo se manteve bastante equilibrado até os donos da casa marcarem o try com Larenas.

A partir deste momento, o Brasil soube dominar as ações ofensivas e defensivas. Os Tupis anotaram mais um try, dessa vez, com Lucas "Zé" Tranquez, e encostaram novamente no placar. A oito minutos do fim, a vantagem chilena era de apenas três pontos. O Brasil pressionou, tentou furar a retranca do vizinho sul-americano e chegou bem próximo da vitória. Contudo, os donos da casa souberam segurar o placar até o final para faturarem a vitória.