Topo

Manning vence o duelo com Brady e Denver está no Super Bowl 50

24/01/2016 21h48

Peyton Manning fez uma boa partida. Tom Brady só deu o ar da graça no fim. Mas a verdade é que na final da AFC, no duelo entre as duas lendas do futebol americano, que se enfrentavam pela 17ª vez, os destaques foram as defesas de Denver Broncos, que jogava em casa, e de New England Patriots. No fim, melhor para o Broncos, que foi superior durante a partida e venceu por 20 a 18. O jogo acabou sendo dramático no final, pois o Patriots, perdendo por 20 a 12, conseguiu encaixar um ataque avassalador nos últimos segundos, fez um TD, mas errou a conversão de dois pontos.

Com a vitória, o Broncos avança pela oitava vez ao Super Bowl (ganhou em 1997 e 1998, com John Elway de QB) e enfrentará o vencedor de Carolina Panthers e Arizona Cardinals, que decidem a NFC. Já Manning - vice com o Broncos há três anos - irá pela quarta vez (ganhou uma, em 2006 com o Colts).

Já no duelo particular entre os QBS, esta foi a sexta vitória de Peyton  Manning, enquanto Tom Brady ganhou 11. Entretanto, em finais, Manning leva a melhor:  são três vitórias e uma derrota.

O jogo

Enquanto o New England Patriots passou em branco no primeiro ataque, o Denver Broncos mandou muito bem, com Peyton Manning trabalhando muito o passe, encontrando quatro recebedores diferentes e terminando com o seu jejum de TDs (quatro meses) quando encontrou o tight end Owen Daniels num passe de 21 jardas para fazer 7 a 0.

Esta boa campanha do Denver partindo de seu próprio campo, entretanto, foi fora da curva, pois as defesas estavam bem eficazes e conseguiram anular quase todos os ataques. O New England, por exemplo, só conseguiu sucesso por causa de um passe para trás de Peyton Manning para o corredor Ronniel Hillman que não dominou e gerou um fumble na marca de 20 jardas. O lance terminou num TD de corrida de Steven Jackson (com Stephen Gostkowski perdendo o seu primeiro extra-point em dez anos). Já o Denver chegou ao segundo TD  (no segundo quarto) depois que Brady teve o seu passe interceptado pelo lineback Von Miller. Em três jogadas, Manning acertou um passe na end zone, mais uma vez de Owen Daniels, para fazer 14 a 6.

Daí e até o fim do primeiro tempo, um festival de bolas devolvidas (punts) e um field goal para cada lado. O primeiro no chute de 46 jardas de Gostkowski que  diminuiu a diferença para 14 a 9. Depois, um tiro de 52 jardas de McManus fechando o primeiro tempo em 17 a 9.

Como destaque, o lamento do New England, que teve a chance de virar o placar quando a diferença estava em cinco pontos, quando mais uma vez Brady teve um passe interceptado.

Os números da etapa inicial mostraram como foi massacrante o domínio defensivo dos times. Brady fechou com 9 passes em 20, além de 87 jardas e duas interceptações. E os running backs correram para apenas 45 jardas, sendo que Brady foi o único a conseguir uma corrida de 10 ou mais jardas. No Denver, Manning passou 10 em 20 tentativas, fechando com 128 jardas e 2 TDs. Os corredores avançaram apenas 39 jardas.

O segundo tempo começou de maneira inversa ao primeiro. Com o Denver nada fazendo na primeira jogada e Brady pela primeira vez comandando um bom ataque do campo de defesa. Mas ele ficou apenas num field goal.

O jogo seguiu com a defesa dando show, com vários sacks em quarterbacks e punts. Mas antes do início do último quarto, o Denver finalmente conseguiu uma corrida eficaz quando o running back C.J. Anderson avançou 30 jardas, deixando o time na red zone. Como Manning errou três passes para a end zone, o Broncos somente conseguiu três pontos, com McManus acertando um field goal de 31 jardas, o que deixou o placar em 20 a 12.

Com dez minutos para o fim e oito pontos atrás, o Patriots precisava de um ataque consistente.  Avançou até as 20 jardas em bons lances terrestres e aéreos. Porém, restando seis minutos e depois de falhar num passe para TD e com o time numa quarta jogada para  uma jarda, o Patriots arriscou o ataque e perdeu a bola. O título da AFC estava nas mãos do Denver Broncos.

Só que Manning não fez o time evoluir e devolveu a bola com quatro minutos. Brady passou a apostar tudo em passes para o tight end  Rob Gronkowski, a melhor delas com um avanço de 31 jardas.  Mais uma vez o Patriots chegou na na red zone. Mais uma vez numa quarta jogada (para seis) não conseguiu sucesso. Mais uma vez Manning não avançou e o Denver devolveu a bola com um punt. E restando menos de dois minutos Brady teve a última oportunidade para tentar empatar a partida com um TD e uma conversão de dois pontos, desta vez começando do meio de campo.  

E aí veio uma jogada sensacional. Depois de nada consseguir, Brady arriscou uma quarta para dez jardas e acertou um passe para Rob Gronkowski, que avançou 40 jardas. Uma supresa, já que o astro do Patriots não gavia acertado nenhum passe para acima de 20 jardas em 55 tentativas. E numa quarta jogada para o gol restando 17 segundos, veio o milagre. Brady conseguiu encontrar Gronk. Touchdown e 20 a 18 no placar. 

O Patriots precisava acertar a conversão de dois pontos. Brady tentou achar Edelman, mas a secundária estava ligada e o Broncos conseguiu a interceptação. Denver Broncos na final e Peyton Manning, em seu (provável) último ano de carreira, vai à final do Super Bowl pela quarta vez. E buscará o seu segundo título.