Topo

Corinthians

Duílio fala sobre operação por Yuri Alberto: "Agradecer que o Zenit existe"

Duílio Monteiro Alves falou sobre a operação por Yuri Alberto - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Duílio Monteiro Alves falou sobre a operação por Yuri Alberto Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

02/07/2023 22h25Atualizada em 02/07/2023 23h13

Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, vem sendo criticado por alguns torcedores e setores da imprensa pelos negócios recentes do Timão com o Zenit. Em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva, o mandatário explicou a operação pela compra em definitivo de Yuri Alberto no início do ano, deixando claro que, na sua visão, o cube vem fazendo boas transações com a equipe russa.

O Corinthians adquiriu 50% dos direitos econômicos de Yuri Alberto no início desta temporada, com o atacante assinando um vínculo até o final de 2027. Na negociação, o Timão cedeu Robert Renan e o volante Du Queiroz ao Zenit, além de ter dado preferência da compra de Pedro, joia da base do clube.

O clube do Parque São Jorge manteve 11% dos direitos de Robert, mas nenhuma porcentagem de Du Queiroz. Recentemente, o Timão vendeu Mantuan ao clube russo pelo valor de 2 milhões de euros (R$ 10,4 milhões) por 40% dos direitos econômicos e negociou Pedro por 9 milhões de euros (R$ 47 milhões) por 50%, mantendo 30%. O jovem de 17 anos só poderá se juntar aos russos em fevereiro de 2024, quando completa 18 anos.

"A gente tem que agradecer que o Zenit existe. Nós fizemos bons negócios com eles. Conseguimos trazer um centroavante de 21 anos, com potencial incrível pela frente, que todo mercado queria, não só no Brasil. Fizemos, na minha opinião, um bom negócio para ele, mas só o futuro vai dizer, só o tempo. Amanhã ele joga uma Olimpíada, uma Copa do Mundo, vai para um grande clube na Europa. Jogando no Brasil, ele é o jogador mais valorizado, avaliado acima de 35 milhões de euros, o mais valioso. Acho que foi um bom negócio, mas lá na frente vamos ver o que ele vai valer, assim como Robert, Mantuan... Os jogadores podem se valorizar ou não", disse Duílio, que explicou em detalhes a operação por Yuri.

"Na época, o valor discutido por Yuri foi de 12,5 milhões de euros por 50%, que era o valor que o Internacional tinha pedido ao Zenit. Muitas matérias falaram que o Corinthians fez tudo isso por 11 milhões de euros, mas são 11 milhões, mais 12,5 milhões mais o percentual que o Corinthians ainda tem dos atletas que foram, como 30% do Pedro, 11% Robert, e como tinha 40% do Mantuan, que agora são mais 2 milhões de euros. Se compara muito os jogadores no mercado, quando a gente faz um negócio nós damos de graça e quando compra, sai caro. Essa comparação foi feita esses dias por conta de posição e momento, e pode nos ajudar. Temos a venda do Mantuan e a compra por 80% dos direitos do Matías Rojas, que chega agora no dia 3 (de julho) para nos ajudar. É mercado, e aí fica a cargo de cada um o tipo de análise, mas eu tenho que tomar decisão", completou o dirigente.

Após grande 2022, Yuri Alberto caiu de rendimento nesta temporada, oscilando e vivendo alguns jejuns. Mesmo assim, o camisa 22 participou de cinco gols e seis assistências em 32 jogos, somando todas as competições.

Corinthians