Topo

Zagueiro da Gana relembra eliminação para Uruguai em 2010 na Copa e projeta nova decisão

Zagueiro da Gana, Alexander Djiku, celebra vitória sobre a Coreia do Sul - Khaled DESOUKI / AFP
Zagueiro da Gana, Alexander Djiku, celebra vitória sobre a Coreia do Sul Imagem: Khaled DESOUKI / AFP

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

30/11/2022 10h40

Classificação e Jogos

Gana e Uruguai se enfrentarão em uma nova decisão pela Copa do Mundo, desta vez na edição do Qatar. Às 12 horas (de Brasília), as seleções entram em campo no Estádio Al-Janoub, pelo Grupo H, buscando vaga nas oitavas de final.

O zagueiro ganês Alexander Djiku concedeu uma entrevista ao jornal Marca e relembrou a marcante jornada de sua seleção na Copa da África do Sul, em 2010. A Gana conseguiu chegar até às quartas de final, no entanto foi eliminada pelo próprio Uruguai.

"Cada jogo é diferente. Todos nós lembramos do que aconteceu. Sim, pode ser um sentimento de vingança para algumas pessoas, mas não devemos nos enganar e fazer disso um assunto pessoal. Nós apenas temos que nos classificar sem nos deixar levar por nossas emoções. Vamos manter a cabeça fria e esperar que tudo corra bem", analisou o jogador.

Na ocasião, há 12 anos atrás, Gana fazia a melhor terceira campanha de uma seleção africana em Copas. A equipe empatou com o Uruguai em 1 a 1 e quase conseguiu a vitória no último minuto, mas o lance foi impedido pela mão de Luís Suárez. O juiz marcou a penalidade e Asamoah Gyan não reverteu a cobrança. No fim, o time uruguaio acabou levando a melhor na disputa de pênaltis.

Para esta nova oportunidade de classificação, Djiku quer transmitir em campo o ótimo momento da equipe após a vitória sobre a Coreia do Sul por 3 a 2.

A seleção precisa ganhar para avançar confortavelmente. Caso empate ou perca, terá que torcer para o tropeço da Coreia diante de Portugal, que também se enfrentam nesta sexta, às 16 horas.

"Como não se sentir bem quando joga uma Copa do Mundo com o seu país? Tenho confiança no futuro, acredito muito na nossa equipe, somos guerreiros. O grupo está se recuperando bem e se sente pronto para enfrentar o Uruguai e garantir a vaga", disse.

"Jogamos todos os jogos para ganhá-los. Não haverá cálculo. Temos de dar tudo pelos outros, pelo nosso país, pelos nossos torcedores. Acho que vai ser um jogo que vai apostar no talento, mas também na força mental. Teremos que ser muito fortes e precisos", finalizou Alexander Djiku.