Topo

Palmeiras

Abel Ferreira é o técnico com mais cartões no futebol brasileiro

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

07/06/2022 08h00

Indignado com o amarelo recebido pelo goiano Wilton Pereira Sampaio no empate sem gols com o Atlético-MG, no último domingo, o técnico português Abel Ferreira disse depois da partida que é "perseguido" pela arbitragem brasileira. Com um estilo mais nervoso à beira do campo, números mostram que o treinador do Palmeiras já foi bastante advertido desde que foi contratado no final de 2020.

De acordo com o site Espião Estatístico, Abel Ferreira é o técnico com mais cartões. São 32, número que o deixa bem à frente do segundo colocado, que é Maurício Barbieri, do Red Bull Bragantino, com 21. O terceiro é Fernando Diniz, atualmente no Fluminense, com 15. Desse total, o português levou 28 amarelos e quatro vermelhos diretos.

Até mesmo na média, já que a diferença no número de jogos de cada técnico é grande, Abel Ferreira é o mais advertido pelos árbitros. Sua média é de 0,23 por jogos, contra 0,22 de Lisca (atualmente sem clube), 0,20 de Fernando Diniz e Enderson Moreira () e 0,18 de Maurício Barbieri.

"Me deu um amarelo por reclamar de falta, só isso. Só disse que era falta. E veio com aquela arrogância toda. E o capitão (Hulk, do Atlético-MG), que joguei contra ele e tenho todo o respeito, xingou o fiscal de linha e ele não teve coragem de dar amarelo. É fácil dar amarelo para mim. Começo a sentir que é perseguição. Me sinto perseguido pelos árbitros brasileiros e, principalmente, por esse senhor (Wilton Pereira Sampaio)", afirmou o português na entrevista coletiva pós-jogo no último domingo.

O cartão amarelo contra o Atlético-MG fez o clube de Belo Horizonte ser a equipe contra quem Abel Ferreira foi penalizado mais vezes. São quatro: na semifinal da Copa Libertadores no ano passado, nos dois jogos do Brasileirão de 2021 (em um foi expulso, em Belo Horizonte) e o amarelo no último domingo.

"Esse é o jeito do Abel. Ele não fica parado, sempre gesticulando com a gente. A gente sabe que no futebol é assim. Se o treinador ficar calado no futebol hoje, não dá", disse Rony, nesta segunda-feira, em entrevista dada a uma live no canal do Youtube do jornalista André Hernan.

Palmeiras