Topo

De aposta a emprestado: relembre a trajetória de Varanda no Corinthians

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

14/09/2021 06h00

Nesta segunda-feira, o Corinthians confirmou o empréstimo de Rodrigo Varanda ao São Bernardo até o final do Campeonato Paulista de 2022. O atacante, que chegou a ser bastante prestigiado no Timão neste ano, teve uma trajetória descendente em poucos meses.

Depois de se destacar pelo sub-17 do Corinthians, Varanda praticamente pulou o sub-20 e foi integrado ao elenco profissional. Vagner Mancini, que comandou o Alvinegro até maio, gostou do perfil do jogador e entendeu que seria uma peça importante para o time no início da temporada.

Varanda teve uma sequência de nove jogos como titular no Corinthians entre válidas pelo Paulistão e pela Copa do Brasil, chegando a fazer gol no empate por 2 a 2 com o Palmeiras, pelo estadual. No entanto, o atacante foi perdendo espaço aos poucos, até deixar de ser relacionado.

Em agosto, o Red Bull Bragantino chegou a ter negociações avançadas por Varanda, já que o jogador se enquadrava no perfil de jovens reforços do clube. Na ocasião, o Timão venderia a sua cria por 2,5 milhões de dólares, aproximadamente R$ 13,4 milhões. No entanto, o acordo não foi fechado, e o atleta permaneceu no clube do Parque São Jorge.

O diagnóstico interno do Corinthians foi de que Varanda teve dificuldade para lidar com a ascensão de sua fama, além de ter apresentado uma queda técnica nas atividades do dia a dia. Durante a negociação com o RB Bragantino, o Timão prorrogou o contrato do atacante até janeiro de 2024, buscando lucrar com uma possível venda.

O São Bernardo, novo clube de Varanda, está prestes a estrear pela Copa Paulista, no grupo três, também composto por Primavera, EC São Bernardo e Santos sub-23. Seu contrato de empréstimo com o clube vai até 30 de maio de 2022.