Topo

Corinthians

Com mais liberdade, Fábio Santos vira 'garçom' do Corinthians na temporada

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

23/08/2021 07h00

Ao superar o Athletico-PR por 1 a 0 no domingo, na Arena da Baixada, o Corinthians alcançou duas vitórias consecutivas pela primeira vez neste Campeonato Brasileiro. Os dois triunfos tiveram uma semelhança importante: a maior participação de Fábio Santos no ataque.

Tanto contra o Furacão quanto diante do Ceará, na Neo Química Arena, Fábio teve mais liberdade para avançar, participando de tabelas com Adson pelo lado esquerdo. Não à toa, o lateral deu assistências nas duas partidas e se tornou o "garçom" do Timão na temporada.

Com o cruzamento para o gol de cabeça de Roni, que garantiu a vitória sobre o Athletico, Fábio Santos chegou a três assistências na temporada, empatando com Jô, Mateus Vital e Adson. Uma semana antes, serviu Adson na vitória por 3 a 1 sobre o Vozão.

Desde a chegada do técnico Sylvinho, os laterais do Corinthians têm tido menos liberdade para avançar, sempre mantendo a linha defensiva de quatro jogadores. Em entrevista coletiva na última sexta-feira, Fábio Santos já havia falado sobre a ideia de Sylvinho e a mudança de posicionamento contra o Ceará.

"Cada técnico tem sua forma de trabalhar, joguei muitos anos no Corinthians dessa forma, mais posicionado. Temos jogadores rápidos na beirada, então não tem necessidade de você ultrapassar toda hora. São estratégias, tem quem libere mais os laterais e outros seguram mais. Contra o Ceará, o jogo pedia por mais avanços, o Sylvinho não obriga ninguém a ficar recuado, o jogo às vezes pede outras coisas e temos que ser inteligentes. Vai muito de jogo a jogo, estratégias, sustentação, e como ele gosta que a linha de quatro trabalhe", relatou.

O número de cruzamentos feitos evidencia a mudança de orientação aos laterais. Segundo o Footstats, Fábio Santos tem 32 tentativas no fundamento em 15 jogos no Campeonato Brasileiro, média de pouco mais de dois por confronto. No triunfo sobre o Athletico, no entanto, o camisa 26 realizou cinco cruzamentos, sendo dois de forma correta.

O mapa de calor é outro indicador do novo posicionamento. Na Arena da Baixada, Fábio Santos teve quase metade de suas participações no campo de ataque.

O Corinthians volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Grêmio, em Porto Alegre, pela 18ª rodada do Brasileirão. Com 24 pontos conquistados, o time de Sylvinho ocupa a sexta colocação.

Corinthians