Copa do Brasil ou Sul-Americana, qual título é melhor? Colunistas opinam

A Sul-Americana chega ao fim neste sábado (28) com a final entre Fortaleza e LDU. Mais uma vez, um time brasileiro pode levar a taça, que garante vaga na Libertadores e pode trazer um combo de títulos internacionais.

Será que a competição, antes subvalorizada no país, é mais interessante do que a Copa do Brasil atualmente? Qual é o melhor título a conquistar? Colunistas do UOL respondem.

ALICIA KLEIN

Ainda prefiro a Copa do Brasil. Mas depende da história de cada clube. Afinal, para muitos, a Sul-Americana é a primeira oportunidade de conquistar um título internacional. Para outros, pode ser apenas um torneio consolação, o lembrete de que não se foi bom o suficiente, a Série B da Libertadores.

DANILO LAVIERI

Depende muito da situação do time. A Copa do Brasil é mais legal em geral e dá mais dinheiro, mas há casos como o do Fortaleza em que eu escolheria a Copa Sul-Americana, por ser um título internacional inédito e que muda o patamar da equipe.

JULIO GOMES

Depende. A resposta a essa pergunta tem um enorme "depende" no começo. Depende do clube em questão e depende do contexto da temporada. Para um clube como o Fortaleza, é muito mais importante ganhar a Sul-Americana, se transformar no primeiro clube nordestino com um título internacional e fazer história. Para um clube como o São Paulo, que esteve na final da Sul-Americana no ano passado e na da Copa do Brasil deste ano, a resposta é fácil: Copa do Brasil. Um título inédito, ganhando de seus principais rivais. Ainda que ambos os torneios sejam uma suposta "segunda linha", a Copa do Brasil tem uma tradição muito forte por aqui e é o encontro dos grandes em mata-mata. A Sul-Americana pode ser vista como "salvadora de temporada", mas também como feito histórico. Para os clubes gigantes do Brasil, que já ganharam a Libertadores, creio que a Copa do Brasil tem mais peso. Para clubes médios, que querem entrar no cenário nacional e internacional cada vez mais, a Sul-Americana tem mais sentido histórico.

LUÍS ROSA

Título é o que importa. Sejam quais eles sejam, mas eu sempre penso que o melhor para a marca de um clube é aumentar a projeção internacional. Dessa forma, ganhar a Copa Sul-Americana, mesmo com uma premiação inferior, eu entendo como mais vantajosa do que vencer a Copa do Brasil. Além disso, serve também como experiência para a próxima edição da Copa Libertadores, na questão de logística de viagens, cidades com altitudes, arbitragens e até possíveis adversários.

Continua após a publicidade

PERRONE

Prefiro ganhar a Copa do Brasil. Ela é mais tradicional do que a Sul-Americana e paga mais para o campeão.

RAFAEL REIS

Copa do Brasil. Além da premiação maior, tem um nível técnico mais alto. A verdade é que, com raras exceções, os times estrangeiros da Sul-Americana são bem fraquinhos.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes