Julgamento do incêndio no Ninho começa hoje; veja quem são os oito réus

O processo criminal a respeito do incêndio no Ninho do Urubu tem hoje (18) sua primeira audiência de instrução e julgamento. É o início da colheita de provas orais (depoimentos de testemunhas), em um caso que atualmente tem oito réus.

A lista de acusados tem ex-dirigentes do Flamengo, além de profissionais responsáveis pelo fornecimento de contêineres e manutenção do sistema de refrigeração da estrutura que pegou fogo no CT do Flamengo em fevereiro de 2019. Dez jogadores da base morreram.

Os réus no processo

Ex-dirigentes do Flamengo

Eduardo Bandeira de Mello - presidente do Flamengo até o ano anterior do incêndio no Ninho.

Márcio Garotti - Diretor financeiro do Flamengo na reta final da gestão Bandeira.

Marcelo Maia de Sá - diretor adjunto de patrimônio

Executivos da Novo Horizonte Jacarepaguá (NHJ)

Danilo Duarte - engenheiro responsável técnico dos containers.

Fabio Hilário da Silva - engenheiro responsável técnico dos containers.

Continua após a publicidade

Weslley Gimenes - engenheiro responsável técnico dos containers.

Claudia Pereira Rodrigues - responsável pela assinatura dos contratos da NHJ

Refrigeração

Edson Colman - Sócio da Colman Refrigeração, que realizava manutenção nos aparelhos de ar condicionado.

Quem será ouvido

A ação criminal é resultado de uma denúncia do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). A denúncia foi finalizada em 2021 e o MP solicitou que 53 pessoas fossem ouvidas como testemunhas.

Continua após a publicidade

A lista tem sobreviventes do incêndio, dirigentes do Flamengo, policiais, bombeiros, fiscais e outras pessoas envolvidas com a tragédia.

A atual cúpula do Fla, composta do presidente Rodolfo Landim, do vice geral Rodrigo Dunshee de Abranches e do CEO Reinaldo Belotti, também está na lista.

Alguns dos nomes enviados pelo MP como testemunhas não foram localizados ainda pela Justiça porque moram fora do Rio de Janeiro.

Três denunciados já livres

Três das 11 pessoas inicialmente denunciadas pelo MP já foram retiradas do processo criminal ao longo dos últimos anos. A Justiça rejeitou a denúncia contra Carlos Noval, ex-diretor da base do Flamengo e que atualmente é gerente de transição do clube, e Luiz Felipe de Almeida Pondé, engenheiro que trabalhava no Flamengo. Já Marcus Vinicius Medeiros, monitor que trabalhava no Ninho, foi julgado separadamente e absolvido.

As vítimas

O incêndio em 8 de fevereiro de 2019 deixou dez mortos: Arthur Vinicius, Athila Paixão, Bernardo Pisetta, Christian Esmério, Gedson Santos, Jorge Eduardo, Pablo Henrique, Rykelmo de Souza Viana, Samuel Thomas e Vitor Isaías. Todos tinham entre 14 e 16 anos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes