Copa 2023: Suécia supera o Japão e encara a Espanha na semifinal

A Suécia sofreu, mas eliminou o Japão, hoje (11), após vitória por 2 a 1, no Eden Park, na Nova Zelândia, e avançou às semifinais da Copa do Mundo feminina pela quinta vez na história. Ilestedt e Angeldahl marcaram para as suecas, e Hayashi descontou para as japonesas.

Suécia não deixou o Japão atacar no primeiro tempo e aproveitou a bola parada. O primeiro gol saiu após cobrança de falta, e o pênalti que originou o segundo tento - marcado com auxílio do VAR — aconteceu após escanteio.

Japão perdeu pênalti, diminuiu com Hayashi e foi para o abafa. Ueki mandou a bola no travessão na penalidade, mas a camisa 16 recolocou as asiáticas no jogo e viu sua seleção pressionar a Suécia até o fim.

Classificada, a Suécia tenta o título inédito, e chegou às semis pela segunda vez consecutiva. O melhor resultado sueco no Mundial feminino foi o vice-campeonato em 2003.

Copa da Austrália e Nova Zelândia terá um campeão inédito. O Japão era a única seleção viva no torneio que já havia levantado o troféu.

Suécia enfrentará a Espanha nas semifinais. O jogo será na próxima terça-feira (15), às 5h (de Brasília).

Como foi o jogo

Suécia propôs jogo, Japão apostou na marcação. As suecas trocaram passes e passaram grande parte do primeiro tempo no campo japonês, mas tiveram dificuldade para passar pela certeira marcação asiática. Quando tinha a bola, o Japão tentou partir em velocidade, mas foi para o vestiário sem chutar a gol.

Bola parada resolveu, e a Suécia saiu na frente. Sofrendo para se livrar da marcação japonesa com a bola no chão, as suecas aproveitaram um bate e rebate na área após cobrança de falta para chegar ao gol.

Continua após a publicidade

O VAR chamou, e a Suécia fez o segundo. A seleção japonesa nem teve tempo de esboçar uma reação que as suecas fizeram 2 a 0. Nos primeiros minutos do segundo tempo, o VAR recomendou revisão em toque de mão de Nagano após desvio dentro da área. A árbitra deixou o jogo rolar no primeiro momento, mas assinalou a penalidade após rever o lance.

Japão se lançou ao ataque, perdeu pênalti, diminuiu a desvantagem, mas se despediu da Copa. Lutando pela sobrevivência no Mundial, as japonesas foram ao ataque, empurraram as suecas e testaram a goleira Musovic. Ueki acertou o travessão em cobrança de pênalti, mas Hayashi mandou para o fundo da rede e fez 2 a 1.

Tecnologia, de novo, ajudou as suecas. Se nas quartas de final, o VAR confirmou, por milímetros, a classificação contra os EUA em disputa de pênaltis, nas semis, apontou uma bola em cima da linha em cobrança de falta de Fujino.

Gols e lances importantes

Perdeu. Aos 24 minutos do primeiro tempo, Kumagai vacilou na marcação e Blackstenius apareceu livre e de frente para o gol, mas errou na finalização.

Suécia saiu na frente. Aos 31 minutos do primeiro tempo, Asllani cobrou falta dentro da área, Eriksson tentou duas vezes e a bola sobrou para Ilestedt empurrar para o fundo do gol.

Continua após a publicidade

Na trave! Aos 42 minutos do primeiro tempo, Asllani recebeu na entrada da área e finalizou no canto esquerdo. Yamashita tocou, e a bola explodiu no travessão antes de sair pela linha de fundo.

Ampliou. Aos 5 minutos do segundo tempo, Angeldahl marcou o segundo das suecas após pênalti marcado — com auxílio do VAR — por toque de mão de Nagano.

Musovic! Aos 25 minutos do segundo tempo, Nagano achou ótimo passe no meio para Fujino, que invadiu a área e bateu cruzado. Musovic desviou na ponta dos dedos.

Perdeu. Aos 30 minutos do segundo tempo, Ueki invadiu a área pela direita, foi derrubada por Janogy e a árbitra marcou pênalti. A própria atacante foi para a cobrança, mas mandou no travessão.

Diminuiu o Japão. Aos 42 minutos do segundo tempo, Seike recebeu de Endo e cruzou para dentro da área. Eriksson afastou mal e a bola sobrou para Hayashi chegar batendo para o fundo do gol.

FICHA TÉCNICA

Japão 1 x 2 Suécia

Continua após a publicidade

Competição: quartas de final da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 11 de agosto de 2023, às 4h30 (de Brasília)
Local: Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia
Arbitragem: Esther Staubli
Assistentes: Katrin Rafalski e Katrin Rafalski
Cartões amarelos: Ueki (Japão)
Gols: Ilestedt (Suécia), aos 31 minutos do primeiro tempo; Angeldahl (Suécia), aos 5 minutos do segundo tempo; Hayashi (Japão), aos 42 minutos do segundo tempo.
Público: 43.217

JAPÃO: Yamashita, Minami, Kumagai e Takahashi (Hamano); Shimizu, Sugita (Endo), Nagano (Hayashi) e Hasegawa; Miyazawa (Seike), Tanaka (Ueki) e Fujino. Técnico: Futoshi Ikeda

SUÉCIA: Musovic, Andersson, Eriksson, Ilestedt e Bjorn; Asllani (Janogy), Angeldal, Rolfo (Hurtig), Kaneryd (Jakobsson) e Rubensson (Bennison); Blackstenius. Técnico: Peter Gerhardsson

Deixe seu comentário

Só para assinantes