Copa 2023: Miyazawa marca, Japão vence a Noruega e vai às quartas

Miyazawa marcou de novo, e o Japão está nas quartas de final da Copa do Mundo feminina. Em jogo tranquilo, as japonesas venceram a Noruega por 3 a 1, hoje (5), no Wellington Regional, na Nova Zelândia, e seguem vivas na busca pelo bicampeonato mundial. Engen (contra) e Shimizu marcaram os outros do Japão, e Reiten descontou para as norueguesas.

Miyazawa se isolou como artilheira da Copa, com cinco gols. Ela também se tornou a maior goleadora do país em uma edição de Mundial, superando Homare Sawa

Japão segue invicto no Mundial, e fez mais uma vítima europeia. Antes do triunfo sobre as norueguesas, as japonesas haviam goleado a Espanha, ainda pela fase de grupos.

As japonesas tiveram posse de bola, envolveram a Noruega, mas sacramentaram a classificação no contra-ataque. A jogada rápida chama a atenção desde o jogo contra as espanholas.

A partida teve a brasileira Edina Alves Batista no apito, assim como as auxiliares Neuza Back e Leila Cruz. A árbitra teve uma atuação segura e, com a queda da seleção brasileira, pode ser escalada para a sequência do mata-mata.

Agora, o Japão se prepara para enfrentar o vencedor de Suécia e EUA. O duelo pelas quartas de final será na sexta-feira (11), às 4h30 (de Brasília).

Como foi o jogo

Japão controlou, e aproveitou falha de Engen para sair na frente. Famosas pelos contra-ataques, as japonesas mudaram a estratégia contra a Noruega, controlando a posse de bola e buscando jogadas laterais. Envolvendo a adversária desde os primeiros minutos, mas com dificuldade para finalizar com clareza, o Japão aproveitou o gol contra de Engen para abrir o marcador.

Noruega deixou tudo igual no seu primeiro chute a gol. Apesar da partida abaixo, especialmente no setor ofensivo, as norueguesas apostaram nas bolas alçadas na área - e na estatura de suas atletas - para igualar o marcador. Mesmo assim, seguiu com dificuldades para entrar na partida e frear as japonesas.

Continua após a publicidade

Defesa da Noruega falhou novamente, e o Japão não desperdiçou. As japonesas voltaram para o segundo tempo mais objetivas e precisaram de cinco minutos para bagunçar a zaga norueguesa e reassumir a ponta do marcador.

Japonesas seguraram o abafa da Noruega e sacramentaram a vaga com Miyazawa. O Japão seguiu buscando espaços para tentar um placar mais elástico e aproveitou uma seleção norueguesa mais valente no ataque para fazer o que gosta, sair em velocidade e ver a artilheira da Copa deixar o dela.

Gols e lances importantes:

Contra. Aos 15 minutos do primeiro tempo, Miyazawa cruzou a bola pela esquerda, Engen tentou o corte, mas mandou contra o próprio gol. A goleira Mikalsen ainda se esticou, mas não conseguiu evitar.

Tudo igual. Aos 20 minutos do primeiro tempo, Hansen partiu pela direita e cruzou na marca do pênalti para Rieten subir mais do que as defensoras japonesas e testar no ângulo direito de Yamashita.

Assustou. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Reiten dominou na entrada da área e finalizou contra o gol de Yamashita, mas a bola foi à direita.

Continua após a publicidade

Japão na frente. Aos 5 minutos do segundo tempo, a defesa da Noruega se atrapalhou dentro da área, e Risa entregou a bola de presente para para Shimizu, que chutou para fazer 2 a 1 para as asiáticas.

Perdeu! Aos 32 minutos do segundo tempo, Hasegawa desarmou Graham Hansen na entrada da área, a bola sobrou para Saevik, que chutou cruzado e viu a bola passar rente à trave direita.

Da artilheira! Aos 36 minutos do segundo tempo, Miyazawa recebeu lançamento nas costas de Bjelde, ficou cara a cara com Mikalsen e não perdeu.

FICHA TÉCNICA

Japão 3 x 1 Noruega

Competição: oitavas de final da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 5 de agosto de 2023, às 5h (de Brasília)
Local: Wellington Regional, em Wellington, na Nova Zelândia
Arbitragem: Edina Alves Batista
Assistentes: Neuza Back e Leila Cruz
Gols: Engen (Noruega), contra, aos 15 minutos do primeiro tempo; Reiten (Noruega), aos 20 minutos do primeiro tempo; Shimizu (Japão), aos 5 minutos do segundo tempo; Miyazawa (Japão), aos 36 minutos do segundo tempo.
Público: 33.042

Continua após a publicidade

JAPÃO: Yamashita; Takahashi, Kumagai e Minami; Shimizu, Nagano, Hasegawa e Endo; Fujino, Miyazawa e Tanaka (Ueki). Técnico: Futoshi Ikeda

NORUEGA: Mikalsen; Bjelde (Horte), Mjelde, Harviken e Hansen (Ada Hagenberg); Risa (Maanun), Engen e Reiten; Graham Hansen, Haavi (Saevik) e Haug. Técnica: Hege Riise

Deixe seu comentário

Só para assinantes