Copa 2023: Suíça empata com a Nova Zelândia, avança e elimina anfitriã

A Suíça segurou o empate por 0 a 0 com a Nova Zelândia hoje (30), no Forsyth Barr, e se classificou na primeira colocação para as oitavas de final da Copa do Mundo feminina. Já as anfitriãs foram eliminadas diante de quase 26 mil pessoas.

As suíças jogaram com o regulamento debaixo do braço e garantiram a ponta do Grupo A. Elas encerraram a primeira fase com cinco pontos (uma vitória e dois empates).

Goleada da Noruega tirou a Nova Zelândia do mata-mata. As neozelandesas precisavam da vitória para avançar na competição sem depender de outros resultados.

Nova Zelândia é a primeira anfitriã a ser eliminada na primeira fase em uma Copa feminina. Amanhã, a Austrália, que também é sede do Mundial, tenta uma sorte melhor contra o Canadá.

A Suíça agora aguarda o fim da terceira rodada para conhecer o adversário das oitavas de final. Ela enfrentará o segundo colocado do Grupo C, que será Espanha ou Japão, no sábado (5), às 2h (de Brasília).

Como foi o jogo

Nova Zelândia comandou as ações, mas parou na trave. Empurradas pela torcida, as donas da casa pressionaram a Suíça em busca da vitória que garantiria a vaga nas oitavas de final. Levando perigo tanto com bola rolando quanto em faltas e escanteios, as neozelandesas viram a melhor chance acertar a trave.

Suíça buscou contra-ataque, suportou pressão e viu zaga brilhar. Como o empate garantia a classificação para o mata-mata, as suíças não se importaram em deixar a bola com a Nova Zelândia e buscar contra-ataques. O time, porém, era pouco criativo quando tinha a bola, pouco ameaçou a adversária e teve que se segurar para manter o placar zerado.

As suíças equilibraram o jogo no segundo tempo, mas nem sinal de gols. A Suíça passou a pisar mais no campo adversário e ficar mais com a bola no pé, mas jogou com o regulamento debaixo do braço e pouco ameaçou. Já a Nova Zelândia não manteve o ritmo e passou a ter dificuldades para chegar à meta adversária.

Continua após a publicidade

Nova Zelândia partiu para o abafa, mas a festa foi das suíças. A reta final da partida foi de pressão das anfitriãs na busca de uma vaga nas oitavas de final. Mais desorganizadas, as neozelandesas tentaram ligações diretas, jogadas pelos lados, bolas paradas e até colocaram a goleira Esson na área, mas pouco exigiram da goleira Thalmann.

Lances importantes

Na trave! Aos 22 minutos do primeiro tempo, Hand recebeu na entrada da área, carregou para a esquerda e finalizou, mas a bola acertou a trave esquerda de Thalmann.

Tirou! Aos 5 minutos do segundo tempo, Aigbogun recebeu na ponta direita, cruzou na área, mas a defesa da Nova Zelândia fez o corte pelo alto.

Bateu fraco. Aos 29 minutos do segundo tempo, Bowen cobrou escanteio, a bola passou pela área e sobrou para Riley finalizar. Ela bateu fraco e facilitou a defesa de Thalmann.

Para fora! Aos 50 minutos do segundo tempo, a goleira Esson foi para a área em cobrança de escanteio, mas cabeceou para fora.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

Suíça 0 x 0 Nova Zelândia

Competição: 3ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 30 de julho de 2023, às 4h30 (de Brasília)
Local: Forsyth Barr, em Dunedin, na Nova Zelândia
Arbitragem: Tori Penso
Assistentes: Brooke Mayo e Mijensa Resch
Público: 25.947

SUÍÇA: Thalmann; Aigbogun, Stierli, Riesen e Maritz; Waelti, Reuteler (Lehmann) e Sow; Bachmann (Mauron), Piubel (Calligaris) e Crnogorcevic (Terchoun). Técnica: Inka Grings

NOVA ZELÂNDIA: Esson; Bott, Riley, Stott (Bunge) e Bowen; Percival (Jale), Steinmetz, Longo (Hassett) e Chance (Riley); Hand e Wilkinson (Rennie). Técnica: Jitka Klimkova

Deixe seu comentário

Só para assinantes