Jornalista britânico critica Quinn, atleta trans, em Copa Feminina

O jornalista britânico Piers Morgan criticou Quinn, atleta transgênero não-binária da seleção canadense, por disputar a Copa do Mundo Feminina.

O que aconteceu

Morgan argumentou que, como uma pessoa que "não quer ser identificada" como mulher, Quinn não deveria poder disputar a Copa do Mundo Feminina. A declaração foi feita durante um debate no programa "Piers Morgan Uncensored".

O jornalista disse não entender o modo com que Quinn se identifica, dizendo que entende que uma pessoa transgênero deve literalmente mudar de gênero - o que não é o caso de Quinn, que não é masculina. Em tom de ironia, Morgan parabenizou Quinn, a quem ele se referiu como uma das estrelas da Copa Feminina.

Em alguns momentos de seu argumento, Piers Morgan usou o pronome "she" ("ela", em português) para se referir a Quinn, corrigindo-se - ou sendo corrigido pelas mulheres que formavam um painel de debate — para usar "they" (um pronome neutro na língua inglesa - em português, o pronome "elu" tem sido usado para se referir a pessoas não-binárias e faz parte de uma proposta para adoção de um gênero neutro na língua portuguesa).

Quinn é a primeira pessoa trans não-binária a ganhar uma medalha de ouro olímpica, e lançou um programa de incentivo à participação de pessoas de diferentes gêneros no esporte.


Elu é transgênero não-binária. O que é isso? Como você pode ser transgênero e não-binário? Não-binário não significa nem um nem outro? Eu achava que transgênero era literalmente mudar do gênero masculino para o feminino ou vice-versa. (...) Quinn não quer ser do gênero masculino. Quinn é uma pessoa do gênero feminino jogando contra outras pessoas do gênero feminino, mas agora, não quer ser identificada como mulher. Quinn não quer ser identificada como alguém do sexo masculino, quer ser uma 'ex-mulher'. Quinn é uma transgênero, não-binária, ex-mulher.
Piers Morgan, jornalista britânico, em debate no programa "Piers Morgan Uncensored"

Minha pergunta é: Se ela não se identifica como mulher, por que está jogando a Copa do Mundo Feminina? Não é o meu título, é o nome oficial do torneio. Elu não tem o direito de jogar a Copa Feminina porque era uma mulher, mas, agora elu não quer ser uma mulher, temos que chamar de "elu" porque é transgênero, mesmo sabendo que é não-binário, e elu ainda está jogando a Copa Feminina e nós temos que seguir? Parabéns, Quinn! Que momento!
Piers Morgan, jornalista britânico, em debate no programa "Piers Morgan Uncensored"

Deixe seu comentário

Só para assinantes