Topo

Copa Libertadores - 2023

Paulinho brilha, Atlético-MG vira sobre Athletico e respira na Libertadores

Paulinho, do Atlético-MG, comemora seu primeiro gol contra o Athletico-PR, pela Libertadores - Pedro Vilela/Getty
Paulinho, do Atlético-MG, comemora seu primeiro gol contra o Athletico-PR, pela Libertadores Imagem: Pedro Vilela/Getty

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/05/2023 20h56Atualizada em 24/05/2023 01h45

O Atlético-MG venceu o Athletico-PR de virada por 2 a 1, no Mineirão, na quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.

Paulinho marcou os dois gols do Galo, aos 23 e aos 43 minutos do segundo tempo.

Alex Santana anotou o tento do Furacão, que inaugurou o placar aos seis da segunda etapa.

O Athletico segue líder do Grupo G, com sete pontos, mas viu a vantagem diminuir. A equipe perdeu a invencibilidade na atual edição da Libertadores.

O Atlético-MG chegou aos seis pontos e subiu para a segunda colocação, mesma pontuação do Libertad, que fica em terceiro por ter pior saldo de gols. O Alianz Lima fecha a chave, com quatro pontos.

Ambos os clubes brasileiros voltam à ação na Libertadores no dia 6 de junho, pela quinta rodada. O Furacão recebe o Libertad, às 19h, enquanto o Galo visita o Alianza Lima, às 21h.

Curiosidade: Paulinho balançou as redes em todos os jogos da Libertadores em que o Galo fez gol — ele só passou em branco no empate por 0 a 0 com o Carabobo (na fase preliminar) e na derrota por 1 a 0 para o Libertad.

Paulinho, decisivo mais uma vez

paulinho - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Paulinho, do Atlético-MG, comemora após marcar no jogo contra o Athletico, pela Libertadores
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

O Galo encurralou o adversário e controlou as ações na primeira etapa. A equipe de Coudet teve intensidade e volume de jogo, mas não conseguiu evoluir na conclusão das jogadas e parou em Bento nas principais chances que criou.

Recuado, o Athletico conseguiu frear o ímpeto do time da casa e saiu na frente logo após o intervalo. O Furacão só havia acertado o gol de Everson uma vez nos 45 minutos iniciais antes de marcar com Alex Santana, que saiu do banco de reservas.

A estrela de Paulinho brilhou para virar a partida na reta final. O camisa 10 chegou a sete gols no torneio e foi responsável direto por todos os resultados positivos do clube no torneio.

O Atlético aliviou a sua situação na tabela com a segunda vitória seguida na Libertadores. O time se recuperou das derrotas nas duas primeira rodadas e ganhou força na disputa por uma vaga no mata-mata do torneio.

Gols e destaques

Paulinho leva perigo. Aos 15' de jogo, Paulinho recebeu de Hulk pelo lado direito da área, venceu na corrida e finalizou com a bola no alto. Bento estava bem posicionado e conseguiu espalmar no reflexo.

Bento defende. Aos 48', Pavón recebeu na entrada da área, girou sobre a marcação e bateu cruzado, mas o chute foi no meio do gol e facilitou a defesa do goleiro do Athletico.

Galo acerta a trave. Aos 4' do segundo tempo. Hulk encontrou uma brecha na defesa e fez longo lançamento para Hyoran, que chegou batendo de primeira. A bola ia no primeiro pau, mas resvalou em Bento e carimbou a trave.

1x0. Aos 6', Canobbio ajeitou de cabeça, Christian desviou, Everson desviou mal e a bola ficou viva na pequena área. Alex Santana aproveitou a oportunidade e, no esforço, empurrou para o fundo da rede.

1x1. Aos 23', Igor Gomes fez passe rasteiro para Hulk, que não conseguiu dominar. A bola, no entanto, sobrou na área, Paulinho foi mais rápido e bateu na saída de Bento para igualar o marcador.

2x1. Aos 43', Igor Gomes cobrou falta próxima da área, pela esquerda. Ele mandou um balão, Paulinho se antecipou e, de cabeça, decretou a vitória do time da casa.

Ficha técnica
Atlético-MG 2 x 1 Athletico-PR

Competição: 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e hora: 23 de maio de 2023, às 19h
Árbitro: Wilmar Roldán
VAR: Angelo Hermosilla
Gols: Alex Santana, aos 6'/2ºT, e Paulinho, aos 23'/2ºT e aos 43'/2°T
Amarelos: Battaglia, Mariano, Pavón, Pablo, Terans, Madson, e Canobbio

Atlético-MG: Everson; Mariano (Saravia), Nathan Silva, Jemerson e Rubens (Patrick); Battaglia, Zaracho e Hyoran (Igor Gomes); Pavón (Vargas), Hulk e Paulinho (Edenílson). Técnico: Eduardo Coudet

Athletico-PR: Bento; Madson, Pedro Henrique (Matheus Felipe), Thiago Heleno e Fernando; Hugo Moura, Erick (Alex Santana), Christian (Vitor Bueno) e Canobbio; Pablo (Willian Bigode) e Vitor Roque (Cuello). Técnico: Paulo Turra