Topo

Copa Libertadores - 2023

Muito dinheiro? Por que o adversário do Atlético-MG se chama Millonarios

Millonarios é um clube tradicional na Colômbia - Vizzor Imagem/AGIF
Millonarios é um clube tradicional na Colômbia Imagem: Vizzor Imagem/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/03/2023 04h00

O adversário do Atlético-MG em jogo de volta da terceira fase preliminar da Libertadores tem um nome curioso. A alcunha do Millionarios remete à fundação do clube, que tem em sua história A passagem do craque Di Stéfano e o orgulho de ter batido o Real Madrid.

Por que Millonarios?

O clube Millonarios surgiu da junção de equipes amadoras da cidade de Bogotá. Sua origem se dá em um grupo de estudantes e ex-estudantes do Colégio San Bartolomé.

Até 1946, o Millonarios atendeu por outros nomes, como Municipal, Unión Juventud, Unión Bogotana e Juventud Bogotana, entre outros.

Millonarios veio de um apelido. No início dos anos 40, apoiado pela prefeitura de Bogotá, o clube contou com uma série de jogadores argentinos e aporte financeiro de empresários importantes da sociedade.

Um dos atleta, Vicente Lucifero, se reunia com a direção semanalmente exigindo salários altos não apenas para os argentinos, mas para os demais jogadores do elenco. Ele pretendia equiparar os pagamentos de todos os atletas do clube.

A atitude fez com que o jornalista Luis Camacho Montoya, editor de esportes do jornal El Tiempo, publicasse uma crítica aos atletas e ao clube, os chamando de 'novos milionários'.

O apelido se popularizou entre os torcedores, que já acompanhavam o time há bastante tempo. Em 1946, data da fundação do clube, o Millonarios passou a ser adotado oficialmente.

Ballet Azul, Di Stefano, Real Madrid

O Millonarios se beneficiou de uma grande greve de jogadores na Argentina no fim dos anos 1940. Na época, recebeu craques como Alfredo Di Stéfano, Adolfo Pedernera, Néstor Rossi e Antonio Baéz.

No início dos anos 1950, o time desempenhava um grande futebol e ficou conhecido como 'Ballet Azul' no tricampeonato colombiano de 1951 a 1953.

Foi quando venceu o Real Madrid atuando na Espanha, por 4 a 2, no torneio de aniversário de 50 anos do clube europeu, com dois gols de Di Stéfano, que em seguida iria atuar exatamente no Real.

Não tão milionário...

Atualmente, o Millonarios não figura entre os clubes mais ricos de seu país. Atual campeão da Copa da Colômbia, ele é controlado pelo fundo de investimentos Amber Capital desde 2015. Quem está à frente do fundo é o bilionário francês Joseph Oughourlian. Clubes como Lens, da França, e Padova, da Itália, fazem parte do mesmo grupo. Ainda que siga considerado um grande do país, não está no topo dos clubes mais poderosos economicamente no momento.