Topo

Flamengo tem Mundial? Saiba o que diz a Fifa sobre 'dezembro de 81'

Entenda o que a Fifa diz sobre o Mundial do Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF
Entenda o que a Fifa diz sobre o Mundial do Flamengo Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Igor Truz Moraes

Do UOL, em São Paulo

02/02/2023 04h00

A Fifa reconhece o Flamengo como campeão mundial de clubes de 1981. Em 2017, o conselho da entidade elevou ao mesmo patamar dos mundiais os títulos de campeões intercontinentais de clubes a partir de 1960.

Com a decisão, além do Flamengo, a Fifa reconheceu como campeões mundiais o Santos (1962 e 1963) e o Grêmio (1983). Dois títulos do São Paulo (1992 e 1993) também ganharam o mesmo reconhecimento.

Texto da Fifa 'esquece' de Mundial flamenguista

O assunto voltou à pauta após a publicação de um perfil do Flamengo pela Fifa em seu site recentemente. Atual campeã da Libertadores, a equipe rubro-negra estará no Mundial de Clubes de 2023.

Publicado no contexto da disputa deste ano, o texto da Fifa dizia que:

  • O Flamengo venceu a 'Copa Intercontinental' de 1981.
  • A equipe jogou a Copa Mundial de Clubes da Fifa pela primeira vez em 2019, quando foi vice-campeã e batida pelo Liverpool na final.

O texto não menciona expressamente que a conquista da então 'Copa Intercontinental' de 1981 tem, hoje, o mesmo patamar de um Mundial.

Oficialmente, no entanto, a entidade não reviu a decisão do Conselho e considera o Flamengo campeão do mundo de 1981.

Como foi o título mundial do Flamengo

No dia 13 de dezembro de 1981, a equipe comandada por Zico, Júnior, Leandro e outros craques colocou de fato os ingleses "na roda", como diz a música da torcida, ao bater o Liverpool pelo placar de 3 a 0.

Em uma atuação avassaladora, o Flamengo fez todos os gols ainda no primeiro tempo. Nunes marcou duas vezes e Adílio fez um.

A equipe inglesa era a atual campeã europeia e, mais do que isso, havia vencido três torneios continentais nos cinco anos anteriores à derrota para os rubro-negros.

Mudança de formato do Mundial

Até o ano de 1999, sem participação direta da Fifa, os campeões sul-americanos e europeus jogavam o Mundial Interclubes em disputas diretas.

Em 2000, a Fifa organizou pela primeira vez um campeonato mundial de clubes. O torneio aconteceu no Brasil, reuniu equipes de mais continentes e foi vencido pelo Corinthians.

Em moldes diferentes, mas contando novamente com equipes de outros continentes além de América do Sul e Europa, o campeonato foi organizado novamente pela entidade apenas em 2005. Desde então, o Mundial de Clubes da Fifa acontece anualmente de forma ininterrupta.

São Paulo (2005), Internacional (2006) e Corinthians (2000 e 2012) foram as equipes brasileiras que conquistaram o mundial já sob organização da Fifa. Os alvinegros são os últimos sul-americanos a vencer o torneio, desde então dominado pelos europeus.