Topo

Instituto de Vini Jr presenteará escola quilombola com centro de tecnologia

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/12/2022 19h19

Classificação e Jogos

Criado em julho de 2021, o Instituto Vinícius Júnior - que pertence ao atacante da seleção brasileira e do Real Madrid - presenteará a escola quilombola Professora Lydia Sherman, em Armação dos Búzios (RJ), com um Centro de Tecnologias Base. O serviço contemplará infraestrutura, métodos e capacitação de professoras e gestoras escolares na construção de novas propostas educacionais, usando a tecnologia como ferramenta e o futebol como linguagem.

A escola foi contemplada por vencer o desafio do "Passinho do Vini Jr", com uma gravação em vídeo que foi avaliada pelos seguintes jurados e funcionários do Instituto: Ana Carvalhal (Head de Educação e Pesquisa); Luciana Ferreira (Analista de Educação e Pesquisa); e Victor Oliveira (Gerente Executivo), além do professor e escritor André Diniz e da jornalista Suzana Moura. Na avaliação do júri, os alunos chamaram a atenção por mesclar vários elementos da cultura africana no passinho.

A escola Professora Lydia Sherman funciona de modo integral e atende 113 crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1. O projeto dela busca sempre uma abordagem interdisciplinar de forma a promover a pluralidade cultural, permitindo a preservação e a valorização da cultura quilombola. Em setembro a instituição já havia sido premiada com o prêmio "Territórios Tomie Ohtake", que tem como base os princípios da educação integrada, considerando os processos de aprendizagem e os vínculos com os estudantes, as famílias, as comunidades e os territórios.

No concurso promovido pelo Instituto Vinícius Júnior, foram considerados aptos os vídeos postados em perfis públicos no Instagram e TikTok, entre os dias 14 e 29 de novembro. Entre as orientações para o post da dancinha estavam: gravar nas dependências da escola, informar nome e cidade da escola na legenda do post e usar a hashtag #PassinhodoViniJr.

Instituto já construiu três Centros de Tecnologia Base

Com a premiação à escola quilombola Professora Lydia Sherman, o Instituto Vinícius Júnior construirá seu quarto Centro de Tecnologia Base no Brasil. Anteriormente, a instituição sem fins lucrativos do jogador já havia inaugurado um em São Gonçalo (RJ) - munícipio onde o atacante nasceu; na comunidade Kelson's — no bairro da Penha, na Zona Norte (RJ); e na cidade de Rio Preto, em Minas Gerais.

Vinícius Júnior está com a seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar e foi titular nos dois primeiros jogos da fase de grupos. Sua escalação também é provável na partida de amanhã (5), contra a Coréia do Sul, pelas oitavas de final.