Topo

Quem é o jogador que irá para a 1ª Copa aos 39 anos e luta para ser titular

Remko Pasveer deixou o Vitesse rumo ao Ajax no ano passado e viu carreira decolar - Matthew Ashton - AMA/Getty Images
Remko Pasveer deixou o Vitesse rumo ao Ajax no ano passado e viu carreira decolar Imagem: Matthew Ashton - AMA/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Imagine que você é um goleiro de 39 anos e que atuou, durante praticamente toda a carreira, por clubes médios. Defender o seu país na Copa do Mundo do Qatar seria algo utópico, certo? Não para Remko Pasveer: ele está na lista dos convocados da Holanda e disputará o primeiro Mundial de sua carreira. Mesmo com a idade avançada, ele briga para ser o titular da seleção comandada por Louis Van Gaal.

Depois de passagens por Twente, Heracles e PSV (como reserva), a trajetória de Pasveer mudou de vez no início de 2021, quando ele deixou o Vitesse e assinou com o Ajax.

A transação, por si só, já é curiosa: Pasveer foi contratado após Onana, até então titular indiscutível do gigante holandês, ser suspenso por um ano do futebol por envolvimento em caso de doping.

Desde então, o arqueiro ganhou os torcedores que tinham uma "pulga atrás da orelha" em torno de seu nome. Ele tomou conta da titularidade da equipe e empilhou uma série de boas atuações, inclusive na Liga dos Campeões.

O prêmio veio há poucos meses. Aos 39 anos, ele foi convocado por Louis van Gaal para representar a seleção holandesa pela primeira vez. O desafio era atuar nos jogos diante de Polônia e Bélgica, ambos válidos pela Liga das Nações.

O dono da posição

Goleiro mostrou bom desempenho em Holanda x Bélgica, na Liga das Nações - Peter Lous/BSR Agency/Getty Images - Peter Lous/BSR Agency/Getty Images
Goleiro mostrou bom desempenho em Holanda x Bélgica, na Liga das Nações
Imagem: Peter Lous/BSR Agency/Getty Images

A experiência do treinador deu certo. Pasveer desbancou Jasper Cillessen, que acabou fora da lista da Copa, e Mark Flekken na posição de titular e não foi vazado nas duas oportunidades.

Os confrontos, aliás, fizeram o "durão" Van Gaal rasgar elogios ao seu novo comandado, que é filho do ex-goleiro Eddie Pasveer.

"Remko conseguiu manter nossa defesa ilesa, coisa que não conseguimos fazer com tanta frequência", disse ele, após as partidas em questão.

O jogador do Ajax é um dos três goleiros da Holanda inscritos na Copa — Justin Bijlow (Feyenoord) e Andries Noppert (Heerenveen) completam a lista.

Mesmo com a disputa pela posição de titular ainda aberta, Pasveer já saiu na frente dos outros dois na numeração. Ele será o camisa 1 da Holanda no torneio. E por um motivo curioso: a idade. Em entrevista coletiva, Van Gaal apontou isso como motivo para dar o número a ele. Bijlow, de 24 anos, ficou com a 13, e Noppert, de 28, será o camisa 23.

A Holanda estreia na Copa do Mundo na próxima segunda-feira (21), às 13h (de Brasília), contra Senegal. Até lá, Van Gaal terá a responsabilidade de decidir qual dos três será seu goleiro titular.

O UOL News Esporte fala sobre a escalação ideal para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a presença de Vini Jr entre os possíveis titulares e analisa: para o Brasil, é melhor treinar pegado do que enfrentar seleções fracas em amistosos? Confira: