Topo

Palmeiras

Ex-Palmeiras diz que Endrick & Cia. poderiam não ter chance em fase ruim

Luiz Gustavo, ex-zagueiro do Palmeiras, foi revelado nas categorias de base do clube - Divulgação/Palmeiras
Luiz Gustavo, ex-zagueiro do Palmeiras, foi revelado nas categorias de base do clube Imagem: Divulgação/Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

13/11/2022 04h00

O zagueiro Luiz Gustavo chegou às categorias de base do Palmeiras aos 15 anos, em 2009. Subiu para o profissional anos depois, mas o time vivia má fase dentro de campo. Anos após deixar o clube, ele acredita que a nova safra de crias da base palmeirense poderia não ter chance se a equipe estivesse em um momento conturbado como o que ele vivenciou.

"O que o Palmeiras se tornou... são metodologias diferentes, momentos diferentes. Se o Palmeiras vivesse igual vivemos em 2012, não sei se surgiriam tantos garotos como estão surgindo agora. Ia depender muito da metodologia, diretoria, comissão técnica, de olhar para a base e dependendo do momento que estivesse vivendo", disse Luiz Gustavo ao UOL ao ser questionado se a fase vitoriosa atual do Palmeiras contribuiu para as oportunidades dadas a Endrick, Danilo, Gabriel Menino, entre outros nomes.

.O defensor, atualmente com 28 anos, estreou no profissional em 2012. O Palmeiras terminou aquele ano como campeão da Copa do Brasil, mas rebaixado no Brasileirão. Depois, Luiz Gustavo foi emprestado quatro vezes até deixar o time alviverde de forma definitiva em 2017.

"Eu não tive muitas chances devido ao momento, porque a gente tinha uma geração de garotos muito boa. Mas muitos ficaram pelo caminho. Atrelo isso ao momento do clube, às incertezas. A gente foi promovido porque naquele ano o Palmeiras, além de brigar para não cair, estava tendo muitos problemas com lesões, muitos jogadores machucados. Foi um dos motivos de terem subido a gente", afirmou.

Queria ter tido mais oportunidades. Infelizmente, não tive. Se tivesse tido, acho que teria amadureceria muito mais, porque estava há 8 anos na base. Queria ter tido mais oportunidades, me chateia isso, mas, pelo momento que vivia o clube, hoje eu entendo. São coisas que ficaram no passado. Tem que saber relevar isso"
Luiz Gustavo

O zagueiro fechou com o Vasco na sequência e depois passou por clubes como Goiás e Cuiabá. Em 2022, foi campeão da Série C com o Mirassol e conseguiu o acesso para a segunda divisão do ano que vem. A ideia é seguir no clube do interior paulista, com quem Luiz Gustavo tem contrato até o fim de 2023.

"Vou dar continuidade no contrato, a não ser que apareça alguma situação boa, tanto para o clube quanto para mim, mas estou com a cabeça tranquila, focado no Mirassol. Caso tenha alguma situação boa, a gente senta e conversa", finalizou.

Luiz Gustavo, ex-zagueiro do Palmeiras, foi campeão da Série C 2022 pelo Mirassol - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Luiz Gustavo, ex-zagueiro do Palmeiras, foi campeão da Série C 2022 pelo Mirassol
Imagem: Reprodução/Instagram

Palmeiras