Topo

Palmeiras

Gigantes da Europa disputam contratação de Endrick; veja cenários

Endrick, do Palmeiras, comemora gol contra o Fortaleza pelo Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Endrick, do Palmeiras, comemora gol contra o Fortaleza pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

06/11/2022 04h00

Grande promessa do futebol brasileiro, Endrick tem despertado interesse de alguns gigantes europeus. Embora o pai do jogador, Douglas Ramos, despiste quando é questionado sobre os clubes que o procuraram para saber sobre a situação do atleta de 16 anos, é fato que os maiores clubes acompanham de perto os passos do jogador do Palmeiras.

Os quatro grandes da Inglaterra, segundo a imprensa britânica, estão atrás da joia alviverde. Manchester United, Liverpool, Chelsea e Manchester City acenam com a possibilidade de fazer proposta pelo jovem.

Na Itália, a Juventus também aparece como interessada em contar com Endrick. O Paris Saint-Germain, da França, mandou o diretor Luis Campos ao Brasil assistir Endrick ao vivo. Campos esteve no Allianz Parque no jogo contra o Avaí, dia 22 do mês passado, quando Endrick deu assistência para gol de Vanderlan —o terceiro na vitória por 3 a 0.

Na Espanha, os dois maiores clubes já monitoram Endrick. O Barcelona está de olho no jogador e estaria disposto a fazer uma proposta por ele no próximo verão europeu, na janela de transferências no meio de 2023.

Seu maior rival, porém, parece ter mais pressa. Segundo apurou o UOL Esporte, o Real Madrid está disposto a contratar Endrick em breve. O objetivo do clube espanhol é repetir a estratégia feita com Vinicius Júnior (Flamengo) e Rodrygo (Santos) e não perder os craques para rivais da Europa.

Juni Calafat, diretor brasileiro do Real Madrid responsável pelas negociações de Vinicius Júnior e Rodrygo, estará no Brasil nos próximos dias e mantém contato com o pai de Endrick. Juni e Douglas se conheceram na Espanha e optaram por não comentar a informação.

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, porém, afirmou que nenhuma proposta para transferência de Endrick chegou ao clube.

Mesmo que seja contratado, Endrick só poderá ser registrado por algum clube europeu em 2024, quando completar 18 anos. Isso porque a Fifa determina que clubes não podem contratar jogadores estrangeiros com idade inferior a essa. Exceto se os pais dos atletas se mudaram para o país de destino por motivos não ligados ao futebol.

O adolescente mantém a tranquilidade quando questionado. "Eu não ligo pra quem está atrás de mim. Eu estou focado no Palmeiras, eu estou no Palmeiras, então não tenho que ligar pra ninguém que está atrás de mim. Óbvio que eu quero jogar um dia na Europa, mas do momento que eu estou no Palmeiras eu tenho que estar focado no Palmeiras e não pensar em sair do Palmeiras. É o time que me acolheu, é o time que deu tudo pra mim. Tenho muita gratidão ao Palmeiras, mas óbvio que eu quero jogar na Europa. Um dia, né", desconversa o camisa 16.

A multa rescisória de Endrick é de 60 milhões de euros (R$ 298 milhões na cotação atual), valor alto para os padrões brasileiro, mas "comum" para os gigantes da Europa. O Palmeiras adota cautela e não pretende negociar a joia por menos que o estabelecido na multa.

Palmeiras