Topo

Série B - 2022

Em ritmo de treino, Grêmio cede empate e Tombense se garante na Série B

Jogadores de Grêmio e Tombense em ação durante jogo da Série B - Reprodução/Premiere
Jogadores de Grêmio e Tombense em ação durante jogo da Série B Imagem: Reprodução/Premiere

Do UOL, em Porto Alegre

28/10/2022 20h57

O Grêmio jogou em ritmo de treino. Hoje (28), chegou a abrir dois de vantagem, mas cedeu empate por 2 a 2 para o Tombense, em Muriaé (MG), pela penúltima rodada da Série B. O resultado foi suficiente para garantir o time mineiro na segunda divisão em 2023.

O Tricolor não tinha grandes objetivos em jogo. O acesso já estava confirmado e não havia chance de título — conquistado antecipadamente pelo Cruzeiro. Restou cumprir tabela. Com dois gols de pênalti, de Elkeson e Gabriel Silva, chegou a abrir margem confortável no jogo. Mas cedeu empate com gols de Jean Lucas e Renatinho.

O time gaúcho chegou aos 62 pontos e manteve a vice-liderança. O Tombense atingiu a pontuação para permanecer na Série B. Agora, a equipe soma 45 pontos na classificação e não pode ser alcançado por quem está no Z4.

O Grêmio encerra sua participação na Série B na próxima quinta-feira (3), em casa contra o Brusque. Já o Tombense termina a competição no domingo (6), contra o Criciúma, em Santa Catarina.

Foi bem: Gabriel Silva mostra habilidade

Enquanto teve fôlego, Gabriel Silva, do Grêmio mostrou habilidade. Foram bons passes, dribles e chutes do jovem gremista.

Foi mal: Roger perde gol inacreditável

Roger Carvalho é um zagueiro experiente. Passou por Palmeiras, Botafogo, Fortaleza, jogou na Europa, entre outros tantos times. Mas perdeu uma chance inacreditável no segundo tempo do jogo entre Tombense e Grêmio. Depois de uma falha do goleiro Gabriel Grando ao tentar rebater um cruzamento ele ficou com o gol vazio à sua frente e era só cabecear para a rede. Mas o defensor errou o movimento, viu a bola acertar sua coxa e ir para fora.

Dois pênaltis em menos de 20 minutos

O Grêmio contou com dois pênaltis no começo do jogo para abrir vantagem. Logo aos 7 minutos, Elkeson foi derrubado na área e colocou na rede a cobrança. Minutos mais tarde, um lance em que Elkeson levou uma entrada dura de Guilherme Rend foi revisado pelo VAR e um segundo pênalti assinalado. Dessa vez o jovem Gabriel Silva foi quem cobrou e fez o gol. Com 17 minutos de partida, o Tricolor já tinha dois de vantagem.

O jogo do Tombense: começo lento prejudicou

O começo lento do Tombense prejudicou muito o time. Até os 20 minutos, o time mineiro não tinha atacado nenhuma vez e já estava dois gols atrás, com dois gols sofridos de pênalti. Com muitos erros de passe, a equipe se atrapalhou bastante e só foi acordar quando a distância já era grande. Ainda no primeiro tempo, conseguiu descontar e passou ao menos a frequentar o campo de ataque com regularidade até conseguir empatar.

O jogo do Grêmio: pênaltis e relaxamento

O Grêmio foi beneficiado por dois pênaltis no início do jogo. Com dois gols de vantagem, porém, o time de Renato Gaúcho relaxou. A partir da tranquilidade que o placar conferia, a defesa passou a dar espaços e o ataque já não criava como antes. O resultado disso foi sofrer um gol ainda na etapa inicial e passar a correr riscos. O ritmo de treino tomou o gramado até os minutos finais e o empate do Tombense aconteceu quase naturalmente.

FICHA TÉCNICA:
TOMBENSE 2 x 2 GRÊMIO
Competição:
Série B do Brasileiro - 37ª rodada
Data: 28/10/2022 (Sexta-feira)
Local: Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Auxiliares: Rafael Trombeta (PR) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Cartões amarelos: Guilherme Rend, Diego Ferreira, Ednei (TOM); Gabriel Silva, Lucas Leiva, Bruno Alves (GRE)
Gols: Elkeson, do Grêmio, aos sete minutos do primeiro tempo; Gabriel Silva, do Grêmio, aos 17 minutos do primeiro tempo; Jean Lucas, do Ituano, aos 28 minutos do primeiro tempo; Renatinho, do Tombense, aos 31 minutos do segundo tempo;

TOMBENSE: Felipe Garcia; Diego Ferreira (Joseph), Ednei, Roger e Manoel; Zé Ricardo (Rodrigo), Guilherme Rend (Igor), Renatinho e Jean Lucas; Ciel (Kéké) e Everton (Matheus Frizzo). Técnico: Bruno Pivetti

GRÊMIO: Gabriel Grando; Léo Gomes, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa (Nicolas); Villasanti (Lucas Silva), Thiago Santos e Lucas Leiva (Bitello); Emerson (Janderson), Gabriel Silva e Elkeson (Rodrigo Ferreira). Técnico: Renato Gaúcho