Topo

Libertadores Feminina - 2022

Corinthians bate Olimpia e pega o Boca nas quartas da Libertadores feminina

Jogadoras do Corinthians comemoram gol contra o Olimpia pela Libertadores feminina - Divulgação/Conmebol
Jogadoras do Corinthians comemoram gol contra o Olimpia pela Libertadores feminina Imagem: Divulgação/Conmebol

Do UOL, em São Paulo

19/10/2022 21h06

O Corinthians está nas quartas de final da Copa Libertadores feminina. As atuais campeãs continentais golearam o Olimpia por 4 a 0, hoje (19), em Quito, no Equador, em confronto direto pela segunda vaga do Grupo A, e avançaram na competição. As alvinegras terão pela frente o Boca Juniors na próxima fase.

O primeiro gol alvinegro saiu aos 24 minutos do primeiro tempo, em gol contra de Angélica Vázquez após cruzamento de Tamires. Na etapa final, Gabi Portilho, Bianca Gomes e Gabi Zanotti fecharam a conta para o clube paulista. Na primeira fase, o Corinthians goleou o Always Ready e perdeu, na estreia, para o Deportivo Cali, por 2 a 1.

Com o resultado nesta noite, o Corinthians garantiu a segunda colocação do Grupo A da competição continental, com seis pontos somados. Já o líder foi o invicto Deportivo Cali, com nove.

O chaveamento coloca o Boca Juniors - líder do Grupo B - no caminho do Corinthians nas quartas de final. As argentinas asseguraram a ponta da chave com empate em 2 a 2 com a Ferroviária.

O duelo entre brasileiras e argentinas será neste sábado (22), em Quito, no Equador, em horário ainda a ser confirmado.

Domínio Alvinegro

Precisando de pelo menos de um empate para avançar ao mata-mata da Libertadores, o Corinthians controlou o início da partida, teve liberdade tanto pelas beiradas quanto pelo centro do campo, mas esbarrou no sistema defensivo paraguaio, especialmente próximo à grande área.

Bola na rede!

O gol alvinegro saiu aos 24 minutos da etapa inicial. Tamires recebeu pela esquerda e cruzou na pequena área. A zagueira Angélica Vázquez tentou cortar, mas mandou contra a própria meta.

O Corinthians quase ampliou dois minutos mais tarde, em novo cruzamento de Tamires e toque de letra de Jheniffer. Mas a camisa 9 estava em posição de impedimento.

Corinthians - Divulgação/CONMEBOL - Divulgação/CONMEBOL
Gabi Portilho comemora gol do Corinthians contra o Olimpia pela Libertadores feminina
Imagem: Divulgação/CONMEBOL

Olimpia ataca, Corinthians vacila

Em busca da virada para se classificar ao mata-mata, o Olimpia levou perigo ao gol de Lelê no início do segundo tempo. Com espaço entre as linhas alvinegras, as paraguaias tiveram a principal chance aos nove minutos, com Amada Peralta, livre, cabeceando por cima do gol.

Do outro lado, o Corinthians perdeu uma oportunidade clara assegurar a vitória pela terceira rodada da fase de grupos. Gabi Portilho puxou contra-ataque pela direita, cortou a marcação próximo à grande área e cruzou na área. Com o gol vazio, Jheniffer foi travada pela marcação e, no rebote, desperdiçou.

Gabis resolvem!

O Corinthians chegou ao segundo gol aos 27 minutos do segundo tempo, em bela jogada das "Gabis" alvinegras. Morais acionou Zanotti pela intermediária, que por sua vez encontrou Portilho na entrada da área, pela direita. A camisa 18 dominou e finalizou na saída da goleira para ampliar o marcador no Equador.

Goleada

Bianca Gomes entrou no segundo tempo para sacramentar a goleada para o Corinthians. Aos 43 minutos do segundo tempo, a jogadora acertou uma bela cobrança de falta no cantinho da goleira Gloria Saleb.

Três minutos mais tarde, Bianca comprou nova falta, pela direita, e Gabi Zanotti cabeceou para o fundo da rede.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 4 x 0 Olímpia

Competição: Copa Libertadores feminina - fase de grupos
Local: Estádio Chillogallo, em Quito, no Equador
Dia e hora: 19 de outubro, às 19h15 (de Brasília)
Árbitra: María Laura Fortunato (ARG)
Assistentes: Mariana De Almeida (ARG) e Diana Milone (ARG)
Gols: Angélica Vázquez (contra/ Olimpia), aos 24 minutos do primeiro tempo; Gabi Portilho (Corinthians), aos 27 minutos do segundo tempo; Biaca Gomes (Corinthians), aos 43 do segundo tempo, Gabi Zanotti (Corinthians), aos 46 do segundo tempo
Cartões amarelos: Jaqueline (Corinthians); Milagros Rolón (Olimpia); Erika (Corinthians); Tarciane (Corinthians)

CORINTHIANS: Lelê; Tarciane, Erika, Yasmin; Luana Bertolucci (Gabi Zanotti), Victoria Albuquerque (Gabi Morais), Jaqueline (Giovanna Campiolo), Tamires, Gabi Portilho (Bianca Gomes); Jheniffer, Adriana (Diany). Técnico: Arthur Elias

OLIMPIA: Gloria Saleb; Natalia Villasanti, Lorena Alonso, Paola Genes; Angélica Vázquez, Milagros Rolón (Amada Peralta), Griselda Garay López, Sharon Ramírez (Jessica Santacruz), Deisy Ojela (Gabriela Valdez (Maribel Portillo)); Cindy Ramos (Erika Cartaman), Karina Castellanos. Técnico: Ariel Fabio Rivaldi.