Topo

Liga das Nações - 2022/2023

Donnarumma salva, Itália vence Hungria e vai à semifinal da Liga das Nações

Jogadores da Itália comemoram gol contra a Hungria na Liga das Nações - ATTILA KISBENEDEK / AFP
Jogadores da Itália comemoram gol contra a Hungria na Liga das Nações Imagem: ATTILA KISBENEDEK / AFP

Do UOL, em São Paulo

26/09/2022 17h38

Classificação e Jogos

A Itália venceu a Hungria por 2 a 0, na tarde de hoje (26), em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Liga das Nações. O placar foi construído com gols de Raspadori e Dimarco. Os italianos ainda contaram com a ótima performance de Donnarumma, que fechou a baliza e impediu que os húngaros balançassem as redes.

Com esse resultado, os comandados de Roberto Mancini se classificaram para as semifinais da Nations League e desbancaram o 'grupo da morte', que também contava com Alemanha e Inglaterra.

Já no outro confronto do grupo, os alemães e ingleses (já rebaixados para a segunda divisão da competição) empataram em um 'amistoso de luxo'. Isso porque ambas as seleções não almejavam mais nada na Liga das Nações.

Hungria e Itália não se classificaram e não vão estar na Copa do Mundo do Qatar, que começa em novembro deste ano.

Despedida de Ádám Szalai

Antes de a bola rolar, o atacante de 35 anos foi homenageado na Puskás Arena em seu último jogo pela seleção húngara. Durante a execução do hino da Hungria, Ádám Szalai, centroavante e capitão, não conteve a emoção e acabou chorando.

Assim não, Gulácsi!

Por muito pouco a Itália não abriu o placar nos primeiros minutos da partida. Cristante desarmou Szoboszlai na entrada da área pela direita e deu um cruzamento fechado. A bola foi nas mãos de Gulácsi, mas ele acabou furando e Attila Szalai se esticou para salvar em cima da linha.

Que lambança!

Precisando do resultado, a Itália aproveitou a confusão da defesa húngara para abrir o placar. O lance iniciou com uma bola recuada na fogueira para Gulácsi e Gnonto conseguiu desarmar o goleiro. Na sequência, Raspadori aproveitou a sobra, limpou a marcação e só teve o trabalho de mandar para o fundo da rede.

Giacomo Raspadori, da Itália, comemora seu gol contra a Hungria na Liga das Nações - ATTILA KISBENEDEK / AFP - ATTILA KISBENEDEK / AFP
Giacomo Raspadori, da Itália, comemora seu gol contra a Hungria na Liga das Nações
Imagem: ATTILA KISBENEDEK / AFP

Salva Donnarumma!

A Hungria tentou de todas as formas empatar a partida, mas Donnarumma não deixou. Négo apareceu na área pela direita, chutou cruzado e o goleiro espalmou. No rebote, Szoboszlai foi travado, a bola espirrou e o arqueiro italiano completou mais duas defesas em sequência. Os húngaros perderam uma chance inacreditável de igualar o placar.

Gianluigi Donnarumma, goleiro da Itália, em jogo contra a Hungria pela Liga das Nações - Claudio Villa/Getty Images - Claudio Villa/Getty Images
Gianluigi Donnarumma, goleiro da Itália, em jogo contra a Hungria pela Liga das Nações
Imagem: Claudio Villa/Getty Images

Quem não faz, toma

O velho ditado não falha! No lance seguinte, após boa troca de passes pelo lado direito, Barella acionou Cristante, que cruzou perto da linha de fundo. Dimarco chegou em velocidade na pequena área para concluir para o gol e ampliar a vantagem italiana.

VAR em ação

Quando a partida se encaminhava para o fim, o VAR foi acionado. Após Fiola conseguir passe para Martin Ádám na área, o atacante foi empurrado por Bastoni. O árbitro acompanhou o lance e mandou seguir, mas, depois disso, ficou com a famosa mão no ouvido para saber o veredito da arbitragem de vídeo. A checagem foi rápida e a decisão de campo permaneceu.

FICHA TÉCNICA:

HUNGRIA 0 x 2 ITÁLIA

Motivo: Fase de grupos da Liga das Nações
Local: Puskás Arena, em Budapeste (Hungria)
Data e horário: 26 de setembro de 2022, às 15h45 (de Brasília)
Gol: Raspadori (27' 1ºT - ITA) e Dimarco (7' 2ºT - ITA)
Cartões amarelos: Acerbi (ITA), Ádám Szalai (HUN) e Fiola (ITA)

HUNGRIA: Gulácsi; Lang, Orban e Attila Szalai; Fiola, Nagy (Styles), Schafer e Kerkez (Gazdag); Négo (Bolla), Szoboszlai (Kleinheisler) e Ádám Szalai (Martin Ádám). Técnico: Marco Rossi

ITÁLIA: Donnarumma; Rafael Tolói, Bonucci e Acerbi (Bastoni); Di Lorenzo (Mazzocchi), Barella, Jorginho (Pobega), Cristante e Dimarco; Raspadori (Scamacca) e Gnonto (Gabbiadini). Técnico: Roberto Mancini