Topo

São Paulo

São Paulo e Corinthians jogam pelo Brasileiro de olho na Copa do Brasil

São Paulo x Corinthians se enfrentam no Morumbi - Marcello Zambrana/AGIF
São Paulo x Corinthians se enfrentam no Morumbi Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

11/09/2022 04h00

Quando entrarem em campo neste domingo, às 16h (de Brasília), São Paulo e Corinthians terão pela frente não só um rival histórico, mas também a preocupação com a sequência da temporada. Enquanto o Tricolor quer a vitória para se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Timão quer manter seu lugar no G4 e garantir uma vaga direta na Libertadores do ano que vem.

A atenção das duas equipes, porém, estará dividida entre o confronto desta tarde, no Morumbi, e as partidas que São Paulo e Corinthians farão pela Copa do Brasil, diante de Flamengo e Fluminense, respectivamente.

A situação do alvinegro do Parque São Jorge é mais confortável. Depois de empatar o primeiro jogo em 2 a 2 com o Fluminense no Maracanã, o time comandado por Vítor Pereira precisa de uma vitória simples para avançar à final da Copa do Brasil.

Já o São Paulo tem mais uma vez de reverter uma vantagem de dois gols, como aconteceu na semana passada na Copa Sul-Americana. Só que desta vez a tarefa é mais difícil. Além de o rival ser o Flamengo, a partida acontecerá no Maracanã, diferentemente do jogo na Sul-Americana, que foi no Morumbi. Derrotado por 3 a 1 pelo rubro-negro no jogo de ida, o Tricolor precisa ganhar por três gols para avançar à final da Copa do Brasil. Vitória por dois gols de diferença leva a decisão para os pênaltis — não importa o número de gols marcados como visitante, o que vale é o saldo.

Descanso x desgaste

Pouco mais de 65 horas depois de passar por uma batalha física e mental diante do Atlético-GO, quando eliminou o time goiano depois de vencer por 2 a 0 no tempo normal e ganhar por 4 a 2 nos pênaltis, o São Paulo tem um clássico contra um rival local, precisando vencer para ter tranquilidade no Brasileirão.

O problema é o preço que o esforço tem cobrado da equipe de Rogério Ceni. Depois de ter o departamento quase vazio, o São Paulo volta a ter problemas. Primeiro foi Nikão, que sofreu uma contusão séria na coxa. O garoto João Moreira teve de passar por uma artroscopia no joelho. Contra o Atlético-GO, Gabriel Neves lesionou o ligamento do joelho direito e deve, inclusive, perder a final da Sul-Americana.

A boa notícia pro São Paulo é Miranda, que está apto a jogar, recuperado de um trauma no tornozelo. Precisando dar descanso a alguns de seus jogadores, Ceni deve promover mudanças na zaga e ele deve entrar ao lado de Ferraresi. Léo, que formou dupla com Diego Costa na quinta-feira (8), disse que terminou o jogo "rastejando", tamanho foi o esforço físico na vitória sobre os goianos.

Já no Corinthians, Vítor Pereira teve a semana inteira para treinar e ainda poderá ter os retornos de Fagner e Renato Augusto. O lateral tem mais chances de ser escalado, já que o reserva Rafael Ramos, está lesionado, e a outra opção, Léo Mana, é lateral do sub-20.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO x CORINTHIANS
Competição: Campeonato Brasileiro - 26ª rodada
Data e hora: 11 de setembro de 2022 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa) (RJ) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)


SÃO PAULO: Felipe Alves; Diego Costa, Miranda e Ferraresi; Igor Vinícius, Pablo Maia, Igor Gomes, Galoppo e Reinaldo; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Giuliano; Róger Guedes, Gustavo Mosquito e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.

"És o primeiro": documentário mostra como São Paulo conquistou o mundo

O documentário "És o primeiro" está disponível com exclusividade para assinantes do UOL Play.

São Paulo