Topo

Neymar marca, confirma melhor começo de temporada, e PSG volta à liderança

Neymar comemora gol marcado pelo PSG contra o Brest no Parque dos Príncipes - Franck Fife/AFP
Neymar comemora gol marcado pelo PSG contra o Brest no Parque dos Príncipes Imagem: Franck Fife/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/09/2022 13h54

O Paris Saint-Germain reassumiu a liderança do Campeonato Francês ao vencer o Brest por 1 a 0, hoje (10), no Parque dos Príncipes. O gol da vitória foi marcado por Neymar aos 29 minutos do primeiro tempo, com assistência de Messi.

É o décimo gol de Neymar em nove partidas na temporada, o que marca seu começo de temporada mais goleador desde que desembarcou no futebol europeu. Pelo Barcelona em 2014/2015 e pelo próprio PSG há três anos, o brasileiro alcançou a marca em pelo menos dez jogos disputados.

A vitória diante do Brest faz o PSG reassumir a liderança do Campeonato Francês com 19 pontos somados em seis vitórias e um empate nas primeiras sete rodadas — o time tinha perdido a ponta da tabela ontem (9), com uma vitória do Lens que agora fica na segunda posição com 17 pontos.

Entrosamento de milhões

O entrosamento entre Neymar e Messi continua em alta no futebol internacional. Aos 29 minutos do primeiro tempo, o argentino dominou a bola pouco à frente da linha de meio-campo e observou a passagem de Neymar entre o zagueiro e o lateral-direito do Brest. O lançamento preciso de pé esquerdo encontrou o brasileiro livre para dominar com o pé direito e finalizar sem defesa de esquerda, um gol fruto de técnica, leitura de jogo e finalização sem defesa.

Se consagra, Mbappé!

O gol de Mbappé teimou para não sair depois de o PSG abrir vantagem na partida. Aos 44, ele foi lançado em velocidade e bateu na saída do goleiro para fazer o gol, mas o lance foi anulado por impedimento. Pouco depois, o atacante francês recebeu bom passe de Neymar do lado esquerdo da entrada da área, mas o chute foi defendido pelo goleiro do Brest. O brasileiro tentou ajudar de novo já no segundo tempo, numa triangulação rápida de pé em pé com Messi e Mbappé, que recebeu na área, mas não finalizou no gol. Foi uma atuação abaixo da crítica do jogador francês.

A regra é clara

Neymar - Franck Fife/AFP - Franck Fife/AFP
Caçado, Neymar sofre falta de Herelle durante PSG x Brest pelo Campeonato Francês
Imagem: Franck Fife/AFP

Um lance inusitado de arbitragem chamou atenção ainda no primeiro tempo no Parque dos Príncipes. Como já é hábito, Messi acertou lançamento para Neymar nas costas da defesa do Brest. O brasileiro foi derrubado por Pierre Lees-Melou antes da entrada da área e a arbitragem deu falta e expulsou o jogador. Na sequência, a arbitragem de vídeo mostrou impedimento de Neymar no lance e tomou a decisão de anular o vermelho e dar só amarelo para Lees-Melou, já que não era mais chance manifesta de gol.

Donnarumma salva Kimpembe

Galtier - Franck Fife/AFP - Franck Fife/AFP
Christophe Galtier durante partida do PSG contra o Brest pelo Campeonato Francês
Imagem: Franck Fife/AFP

Aos 23 minutos do segundo tempo, Fadiga recebeu em velocidade e partiu para cima da marcação de Kimpembe dentro da área. Mais lento na dividida, o defensor do PSG pisou na lateral do pé do jogador do Brest e cometeu pênalti. Slimani bateu do lado esquerdo, mas Donnarumma espalmou para fora no que foi praticamente sua primeira participação na partida. Sorte de Kimpembe, que foi capitão no Parque dos Príncipes porque Marquinhos ficou no banco, poupado.

Neymar substituído e susto

O PSG perdeu o controle do jogo a partir da metade do segundo tempo, quando o Brest passou a ter chances. O técnico Christophe Galtier decidiu substituir Neymar aos 32 minutos para a entrada de Ekitiké. Nuno Mendes e Marquinhos saíram do banco na tentativa do PSG de não passar sustos na reta final do jogo, mas Kimpembe correu o risco de ser expulso com segundo cartão amarelo num lance com Cardona e o jogo ficou tenso até o apito final.