Topo

Quem são Bremer e Ibañez, novidades da seleção antes da Copa do Mundo?

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

09/09/2022 12h39

Classificação e Jogos

Tite convocou hoje (9) dois nomes inéditos na seleção brasileira: os zagueiros Bremer e Ibañez, que defendem respectivamente Juventus e Roma no Campeonato Italiano. A dupla poderá disputar os amistosos contra Gana e Tunísia nos próximos dias 23 e 27, na França. São os últimos compromissos antes da definição da lista de convocados da Copa do Mundo do Qatar.

Os dois jogadores disputam a única vaga aberta na zaga da seleção para o Mundial, já que Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea) e Éder Militão (Real Madrid) são nomes certos na lista.

Bremer atua na Juventus há pouco mais de um mês. Foi contratado do Torino por 40 milhões de euros (R$ 225 milhões, na cotação da época) depois de quatro temporadas de destaque e rapidamente virou titular no novo clube, em que é companheiro de nomes frequentes da seleção, como Danilo e Alex Sandro.

"No último Campeonato Italiano ele foi eleito como o melhor zagueiro, nos últimos dois ele foi considerado entre os melhores defensores. Agora teve a transferência da Torino para a Juve, está fazendo um belo campeonato de novo. Vem de uma escola italiana com Allegri e Mourinho que é bastante exigente nas ações defensivas. Ele tem todos os atributos e acompanhamento importante para estar na briga", justificou Tite, sobre a convocação de Bremer.

Bremer - Federico Tardito/Mondadori Portfolio via Getty Images - Federico Tardito/Mondadori Portfolio via Getty Images
Bremer em ação pela Juventus contra o PSG, pela Liga dos Campeões
Imagem: Federico Tardito/Mondadori Portfolio via Getty Images

No Brasil, Bremer atuou profissionalmente pelo Atlético-MG entre 2017 e 2018. Ele hoje tem 25 anos.

Já Ibañez é mais jovem, com 23, e está na quarta temporada a serviço da Roma. Ele jogou no Fluminense antes de ser vendido para a Atalanta, na Itália, se destacar e chegar à Roma. O jovem zagueiro também tem nacionalidade uruguaia e chegou a ser convidado para se naturalizar italiano. É a primeira convocação para a seleção brasileira e já rendeu elogios de Tite.

"O acompanhamento dele é desde as categorias de base, nós conversamos com técnicos dele nas categorias de base conversando sobre qualidades, virtudes e o crescimento do atleta. Acompanhando seus jogos. Já na outra convocação eu busquei na Roma um contato com Mourinho e ele foi extremamente solícito e colocou para que nós pudéssemos conversar colocando do grande momento dele já naquela outra. Jogando com linha de três, jogando com linha de quatro, já tendo essas duas possibilidades, algumas até de avaliação como lateral. Essa versatilidade, essa preparação, esse melhor momento, esse crescimento e consolidação do atleta são fundamentais. Foi mais ou menos esse o processo."

Segundo Tite, Ibañez é opção também para a lateral direita. Só Danilo de jogador de origem da posição foi convocado desta vez.

Ibañez - Fabio Rossi/AS Roma via Getty Images - Fabio Rossi/AS Roma via Getty Images
Ibañez cumprimenta o técnico José Mourinho, que recomendou a Tite a convocação para o Brasil
Imagem: Fabio Rossi/AS Roma via Getty Images

Bremer e Ibañez fazem a seleção atingir a marca de 50 convocações inéditas no ciclo de preparação para a Copa do Mundo do Qatar, entre 87 nomes relacionados por Tite desde 2018. A lista final para o Mundial será anunciada em 7 de novembro.