Topo

Internacional

Artilheiro do Inter chegou de graça e vira exemplo de reforço no clube

Alemão, atacante do Inter, comemora gols e boa fase no time - Ricardo Duarte/Inter
Alemão, atacante do Inter, comemora gols e boa fase no time Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/09/2022 04h00

Líder em participações em gols e artilheiro do time no Brasileirão ao lado de Wanderson, Alemão está valorizado no Inter. E quanto custou cada gol do atacante de 24 anos? A resposta é zero. Contratado sem envolver valores, ele desbancou reforços mais conhecidos e é visto nos bastidores como exemplo de bom negócio.

Alemão chegou ao Inter egresso do Avaí, time no qual não seria aproveitado. Após ser observado no Campeonato Gaúcho, torneio que disputou emprestado ao Novo Hamburgo, o jogador teve direitos cedidos ao Colorado em troca de dois jogadores emprestados e a manutenção de 30% sobre uma eventual venda.

Os catarinenses ainda viram uma série de atletas do Inter recusarem-se a servirem como parte do pagamento e aguardam até hoje os reforços a serem cedidos. De toda forma, garantirá, certamente, lucro, pois a valorização do jogador é evidente.

Alexandre Zurawski, o Alemão, ganhou um novo apelido: "Alemãodowski", em alusão ao centroavante polonês do Barcelona, Robert Lewandowski. Em 30 jogos vestindo a camisa vermelha, ele marcou oito gols e deu três assistências.

Considerando apenas o Brasileiro, Alemão lidera as participações em gols, com seis gols e três assistências, e está ao lado de Wanderson na artilharia do time. Foram 22 partidas até agora na competição. O último gol marcado por ele foi no domingo, logo no início do jogo contra o Corinthians, que terminou 2 a 2, pela 25ª rodada.

Titular absoluto do time de Mano Menezes, Alemão não teve sempre a mesma confiança que recebe hoje em dia. Chegou a ser sacado para entrada de David, viu Cadorini — atualmente no Coritiba — também ser testado por ali, e conviveu com a 'sombra' de Wesley Moraes, que foi devolvido a seu clube de origem e atualmente atua no Levante, da Espanha.

Além disso viu, na última janela de transferências, o Colorado apostar tudo na chegada de dois atacantes de 'mais peso' no mercado da bola. Braian Romero foi comprado do River Plate, da Argentina, e Mikael emprestado pela Salernitana, da Itália.

Mas ambos viraram suplentes e lutam por lugar no banco de reservar. David já deixou de ser ameaça há muito tempo e Alemão está sólido na equipe e se tornou um modelo de negócio no Beira-Rio.

Segundo apurou o UOL Esporte, o estafe de 'Alemãodowski' foi sondado, recentemente, por clubes do exterior. Independentemente do que aconteça na próxima janela de transferências, a valorização só tem crescido. Qualquer negociação que possa ser feita deixará valores importantes nos cofres do clube.

Por isso, a contratação é considerada exemplo de acerto, com investimento zero, retorno técnico e potencial de lucro alto. O vínculo dele no clube gaúcho vai até o fim do ano que vem.

Internacional