Topo

Libertadores - 2022

Palmeiras de Abel tenta vencer em nova semi após drama contra River e Galo

Do UOL, em São Paulo

06/09/2022 04h00

Em sua terceira temporada no Palmeiras, o técnico Abel Ferreira pode chegar à sua terceira final seguida na Copa Libertadores. Para tanto, precisa fazer algo inédito: vencer um jogo de volta de semifinal da competição. Dessa vez, o adversário será o Athletico-PR, às 21h30 (de Brasília) no Allianz Parque.

Se vencer por um gol de diferença, o jogo vai para os pênaltis. Qualquer outra vitória verde dá a vaga ao time de Abel.

Em 2020, Abel e o Palmeiras se classificaram para a final contra o Santos com uma derrota por 2 a 0 diante do River, depois de terem vencido por 3 a 0 em solo portenho. No ano passado, um empate por 1 a 1 com o Atlético-MG no Mineirão foi suficiente, depois de um 0 a 0 em casa — ainda havia a regra do gol fora — para se credenciar a enfrentar o Flamengo.

Um terceiro fato fecharia a trinca do ineditismo, já que Abel também jamais bateu Scolari como treinador. Mas, ainda que se classifique, ele seguirá sem tal feito, já que o técnico do Athletico-PR foi expulso e será substituído por Paulo Turra.

Possibilidades de escalação podem mudar forma de jogar

Ainda não se sabe se o português poderá contar com Raphael Veiga. O meia deixou a Arena da Baixada mancando e com o tornozelo imobilizado, na semana passada.

Veiga ficou fora do jogo contra o Red Bull Bragantino no sábado (4) (empate por 2 a 2) e não vinha treinando no campo com os colegas.

Ontem (5), porém, o clube divulgou fotos do treino que traziam Veiga em campo, calçando chuteiras e, aparentemente, participando de uma movimentação que incluía algum tipo de divisão dos jogadores em times. Veiga estava sem colete, mas Vanderlan, próximo a ele, usava um colete vermelho.

Mas tudo pode não passar de uma artimanha para confundir Felipão e sua comissão técnica.

Em Curitiba, sem poder contar com Scarpa, que estava suspenso, Abel mudou o esquema do Palmeiras e escalou Flaco López como centroavante, deslocando Rony, seu artilheiro, um pouco mais para longe do gol.

O argentino não foi bem, perdeu duas oportunidades claras de gol — uma aos 5 minutos do 1º tempo, que mudaria o panorama do jogo.

Em Bragança Paulista, Abel escalou Bruno Tabata como titular ao lado de Scarpa, mantendo Flaco no time que iniciou o jogo. Quem fez gol para o Verdão, no entanto, foi Merentiel, o outro centroavante trazido na mais recente janela.

Mais perto do final do jogo, Abel ainda testou Gabriel Menino mais avançado, na armação. Mas isso lhe traria uma outra mudança.

Como Danilo segue suspenso, Menino estaria garantido para fazer companhia a Zé Rafael na dupla de volantes. Deslocá-lo significa mexer ainda mais em um time que tem poucos minutos para se situar em campo e conquistar um feito inédito na história do clube e raro no Brasil: jogar três finais seguidas de Libertadores.

O último time a lograr tal feito foi o São Paulo de Telê Santana, ídolo de Abel, campeão em 1992 e 1993, mas derrotado pelo Vélez de Carlos Bianchi, em 1994.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS x ATHLETICO-PR

Competição: Copa Libertadores, Semifinal - Jogo de Volta
Local e Horário: Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília)
Arbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Carlos Barreiro (URU) e Andres Nievas (URU)
VAR: Nicolas Gallo (COL)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha; Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Bruno Tabata (Raphael Veiga ou Flaco López); Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira

Athletico-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick, Fernandinho e Alex Santana; Vitinho, Canobbio e Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra.